Loulé leva “Filmes com Estrelas” a freguesias rurais do concelho em Agosto

Iniciativa passará por Boliqueime, Alte, Salir, Ameixial e Querença

Filme “Listen”

“Filmes com Estrelas” vai promover cinema lusófono ao ar livre pelas freguesias do concelho louletano, entre os dias 12 e 20 de Agosto, a pensar na população das zonais rurais onde o acesso à atividade cultural é mais limitado, numa parceria entre o município e o Loulé Film Office.

O cartaz «é composto exclusivamente por produções portuguesas realizadas nos anos mais recentes», e será apresentado em cinco sessões, todas com início marcado para as 21h00, tendo lugar «no espaço público, ao ar livre e com entrada gratuita», diz a autarquia de Loulé numa nota enviada às redações.

“Filmes com Estrelas” arrancará esta quinta-feira, 12 de Agosto, no Largo da Igreja de Boliqueime, com o filme “José e Pilar”. O documentário de 2010, do realizador português Miguel Gonçalves Mendes, é uma coprodução entre Portugal, Espanha e Brasil, e acompanha durante dois anos a vida do Prémio Nobel da Literatura, José Saramago, e da sua companheira, Pilar del Rio.

Já “Snu”, o filme que será exibido na Fonte Pequena, em Alte, no dia 14, conta «a história da polémica relação entre Ebba Merete Seidenfaden (ou Snu Abecassis), a dinamarquesa que veio para Portugal e fundou as Publicações Dom Quixote, e Francisco Sá Carneiro, fundador do PPD-PSD e ex-primeiro-ministro de Portugal».

Esta produção conta com as interpretações de Inês Castel-Branco e Pedro Almendra nos papéis principais, num filme coescrito e realizado por Patrícia Sequeira.

“Gabriel”, um drama de 2019 de Nuno Bernardo, será exibido a 16 de Agosto na antiga escola primária de Salir, retratando temas como a imigração, bullying e xenofobia. O filme conta com Igor Regalla como protagonista.

«Após a morte da mãe, Gabriel Silva deixa Cabo Verde e viaja para Portugal à procura de Valdo, o pai que não vê desde a infância e que se encontra gravemente doente. A tia e o primo acolhem-no em sua casa, no bairro dos Olivais, em Lisboa. Em pouco tempo, acaba por se ver envolvido com um gangue local liderado por Jorge, dono do clube de boxe e responsável pela organização de combates ilegais», salienta a autarquia.

A escola primária do Ameixial receberá, a 19 de Agosto, a comédia “Ladrões de tuta e meia” (2019), do realizador Hugo Araújo.

«O casal de vigaristas João e Cristiane (Rui Unas e Leonor Seixas) decidem montar um último golpe: enganar um veterano do Ultramar que ganhou 190 milhões de euros na lotaria. Para isso, João faz-se passar pelo filho perdido do vencedor. Só que não são os únicos».

No encerramento, a 20 de Agosto, no Largo da Igreja de Querença, será exibida «uma das produções nacionais mais mediatizadas dos últimos anos: “Listen”, da realizadora multipremiada Ana Rocha de Sousa e co-produzido pelo ator algarvio Ruben Garcia».

Este drama português de 2020, que tem como protagonistas Lúcia Moniz e Sophia Myles, «baseia-se em factos reais, abordando o drama de um casal português emigrado em Londres, a quem os serviços sociais retiraram os filhos. O filme retrata a luta pela união da família após um erro irreversível. O filme arrecadou quatro prémios na 77.ª edição do Festival de Veneza», explica a autarquia louletana.

“Filmes com Estrelas” tem como media partner Rui Tendinha.

Esta iniciativa irá decorrer respeitando todas as normas e recomendações emanadas da Direção-Geral de Saúde no que respeita à pandemia da Covid-19.

 

 



Comentários

pub