Lagoa já retirou amianto de todas as escolas

Obra custou cerca de 412 mil euros

Já foi removido todo o amianto que havia nas escolas de Lagoa, na sequência de intervenções nas escolas EB1 Professor João Cónim, EB1 Rio Arade e a secundária Padre António Martins de Oliveira.

As obras, que no seu conjunto custaram cerca de 412 mil euros, consistiram na substituição das coberturas de fibrocimento, que contêm amianto, por painéis isotérmicos do tipo sandwich.

Na Escola Básica Professor João Cónim foram removidos cerca de 214,12 m2 de coberturas em fibrocimento, enquanto na Escola Básica Rio Arade se retirou 2446,19 m2 deste material.

Já na ESPAMOL foram removidos 2107,00 m2, de coberturas em fibrocimento, num total global de 4767,31 m2 removidos.

«Ficam, assim, melhoradas as condições de segurança e de saúde nas escolas do concelho, acrescentando qualidade térmica e mais impermeabilização aos edifícios», ilustrou a Câmara de Lagoa.

«Tendo em conta que esta intervenção incide nos três estabelecimentos de ensino mais antigos do concelho de Lagoa, o quarto equipamento, a Escola Básica Jacinto Correia, já não integra coberturas em amianto, podendo, assim, garantir que todos os edifícios da Escola pública de Lagoa ficaram livres desta substância não recomendada por questões de saúde», acrescentou.

«Esta é uma intervenção prioritária na salvaguarda da saúde e da segurança pública. Contudo não é caso único, uma vez que este executivo tem vindo a realizar várias intervenções nos mais variados edifícios escolares que conferem aos alunos melhores condições de conforto, segurança e saúde e contribuem decisivamente para a qualidade de vida das crianças, jovens, e profissionais que trabalham nestes espaços de educação», considerou Luís Encarnação, presidente do município.

O investimento foi  financiado em 336 mil euros pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

 

 



Comentários

pub