Já abriram inscrições para as 150 atividades do Festival de Observação de Aves

O evento é organizado mais uma vez pela Câmara de Vila do Bispo, em parceria com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a Associação Almargem

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

As inscrições para as atividades do 12º Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza, em Sagres (Vila do Bispo), que se realiza de 1 a 5 de Outubro, já estão abertas.

O programa, que inclui mais de 150 atividades, está online aqui e a organização recomenda que se inscreva o mais rapidamente possível pois todos os anos há atividades que esgotam logo no lançamento.

«Depois de escolherem e fazerem a inscrição online, nas atividades gratuitas e pagas, com preços convidativos, os participantes só têm que rumar a Sagres, recolher a sua pulseira e usufruir de tudo o que este festival tem para oferecer», diz a organização.

 

Cegonha-negra – Foto: André Pinheiro

Este ano, a ave “estrela” do cartaz é a cegonha-preta (Ciconia nigra), uma presença regular nos céus de Sagres, que os participantes do festival podem observar com relativa facilidade na altura da migração.

Mais esquiva do que a cegonha-branca, a cegonha-preta vê-se geralmente sozinha ou em casais (na época de reprodução), mas entre Agosto e Outubro, quando migra para África, pode juntar-se bandos que chegam às 100. É nesta altura que é mais fácil de observar, e no nosso país a zona de Sagres é local privilegiado para o fazer, precisamente por altura do Festival.

É então que cegonhas-pretas vindas do centro da Europa congregam aqui, procurando passagem para África. Como dependem das correntes térmicas para planar, e essas correntes de ar quente só se formam sobre a terra, estas aves procuram atravessar o mediterrâneo pelo caminho mais curto, em Gibraltar.

O evento é organizado mais uma vez pela Câmara de Vila do Bispo, em parceria com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a Associação Almargem.

Para saber mais, acompanhe o Festival em www.birdwatchingsagres.com, na sua página de Facebook e no Instagram.

 

Pardelas pousadas no mar frente ao Cabo de São Vicente – Foto: Câmara Municipal de Vila do Bispo

 



Comentários

pub