ISMAT lança workshops “Entrecriativos” para reativar o centro de Portimão

Oito especialistas vão dinamizar outros tantos workshops nos próximos três sábados

Portimão vai ser palco,  entre 28 de Agosto e 18 de Setembro, do “Entrecriativos”, um projeto de ignição cultural e reativação do centro da cidade, que junta workshops e exposições, idealizado por professores da área da criatividade e do design do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT).

O momento inaugural do evento terá lugar no sábado, às 10h00, antes do primeiro workshop, no Largo da Mó.

A iniciativa visa «contribuir para o desenvolvimento de iniciativas e eventos que possam dinamizar as indústrias criativas e culturais em Portimão».

«É também uma resposta à urgente necessidade de construir um ecossistema criativo e cultural que envolva diferentes agentes do território, com uma programação que explore as fronteiras das diferentes áreas criativas e do conhecimento, mas que sobretudo faça com que a comunidade volte a viver e a sentir a energia do centro de Portimão», segundo o ISMAT.

Já este sábado, 28 de Agosto, bem como nos dias 4 e 11 de Setembro, oito profissionais de diferentes áreas criativas vão desenvolver workshops, abertos a toda a comunidade.

No sábado, às 10h00, Inês Teles irá dinamizar uma oficina de Desenho Mancha, com a duração de duas horas. Às 15h00 do mesmo dia, será promovido o workshop “2021 – Cidade do Futuro – Desenho, Tecnologia, Cidade e Futuro, que durará três horas e terá Malanho como dinamizador.

A 4 de Setembro, decorrerão três oficinas de trabalho. A primeira, marcada para as 10h00 e com duração de cinco horas, terá como tema “Cianotipia” e será dirigida por Alexandre Ramos.

Às 15h00, Nina Frasier promoverá um workshop de “Collage” (três horas) e às 18h00, Inês Barracha dinamizará uma oficina  de ilustração (duas horas).

No dia 11 de Setembro, o primeiro workshop do dia será sobre “Movement” e terá a assinatura de Tiago Martins (três horas). Às 14h00, Eunice Duarte ensinará “Webcamming para práticas artísticas” (4 horas).

O dia termina com uma palestra de João Machado sobre o projeto “Travessa da Ermida”, marcada para as 18h00.

A participação é gratuita e todos os interessados com idade superior a 15 anos podem participar. Cada workshop poderá ter no máximo a participação de 15 pessoas.

As inscrições devem ser feitas online. Mais informações podem ser obtidas através do email [email protected].

Os resultados dos workshops irão ficar expostos nas montras das lojas do centro da cidade durante todo o período do evento, de 29 de Agosto a 18 de Setembro, como forma de celebração da criatividade e da cultura com todos os portimonenses e com quem nos visita neste período», diz o instituto.

De 29 de Agosto a 18 de Setembro, os trabalhos da primeira oficina vão estar expostos em montras de lojas no centro da cidade, nomeadamente a Alma Lusa Fashion Store e a PTM Down Town.

Já entre 5 de Setembro a 18 de Setembro, haverá exposições nas montras da Just Class, Just Class kid e Ana Sousa.

Por fim, de 12 de Setembro a 18 de Setembro, haverá trabalhos expostos na HL Man Woman, na New Line e no Restaurante Mata Porcos.

O “Entrecriativos” é uma co-organização dos cursos de Design, Tecnologias Criativas (nova licenciatura) e Design para a Economia Circular (novo mestrado) do DesignIS-ISMAT e conta com o apoio da Junta de Freguesia de Portimão e da Associação Portimonense do Comércio e Serviços.

 



Comentários

pub