IPDJ Algarve celebra Dia Internacional da Juventude com workshops e final do “Música JA”

Comemorações decorrerão ao longo desta quinta-feira, 12 de Agosto

Música JA 2019 – Foto: Arquivo

O Dia Internacional da Juventude, comemorado a 12 de Agosto, também será celebrado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) do Algarve com várias iniciativas entre elas ações de sensibilização, workshops, uma tertúlia ou a final do concurso “Música JA 2021”.

«Declarado em 1999 como o Dia Internacional da Juventude, após recomendação resultante da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, que teve lugar em Portugal, em 1998», o dia 12 de Agosto é, desde então, celebrado mundialmente de modo a assinalar «o potencial transformador da juventude na sociedade e na sustentabilidade social, económica e ambiental», diz o IPDJ Algarve.

Dado «o impacto catalisador da juventude nas várias áreas da sociedade», é definido, anualmente, um tema sobre o qual se deve refletir e evidenciar à sociedade, em geral, os contributos da juventude para um mundo mais justo, equilibrado e intergeracionalmente mais equitativo, sendo o tema deste ano “Transformar Sistemas Alimentares”.

Neste dia 12 de Agosto, às 10h00, terá lugar o workshop “Poupança Criativa | Peanuts Lifestyle by Joana Jesus” na Associação ArQuente, em Faro, sendo as inscrições limitadas.

Já às 11h00, terá início o workshop de “Desperdício Zero | Green Vibe” dado por Marta Chan no edifício do IPDJ Algarve, sendo também estas inscrições limitadas.

No mesmo dia, às 18h00, terá lugar no Auditório Municipal de Lagos uma “Tertúlia com Jovens que Inspiram”.

Irá contar com a participação de Joana Jesus, «que partilhará o seu estilo de vida criando uma página nas redes sociais, em que falará dos seus hábitos de poupança e da sua visão sobre a vida», Marta Chan, «que há quase dois anos decidiu criar o movimento “Green Vibe” de forma a sensibilizar a comunidade para a problemática do plástico e do desperdício em geral no nosso planeta», e Diogo Rodrigues, presidente da Associação Juvenil AGarra, «um jovem empreendedor com forte experiência no associativismo», explica o IPDJ Algarve.

As inscrições já estão abertas, sendo esta uma parceria entre o município de Lagos e a Associação Juvenil AGarra.

A terminar as comemorações do Dia Internacional da Juventude, o IPDJ Algarve irá realizar a final do concurso de música moderna “MÚSICA JA 2021”, às 21h30, no recinto da FATACIL em Lagoa. Este evento contará com a atuação de Catalina, vencedora da 2ª edição do concurso, em 2020.




Comentários

pub