Homem-Aranha sai às ruas de Olhão para alegrar miúdos e graúdos

Identidade e história do homem por detrás da máscara «é secreta»

Homem-Aranha de Olhão em ação – Foto: Rúben Bento | Sul Informação

Veste o fato, põe a máscara, avisa pela página de Facebook onde vai estar e sai de casa. O Homem-Aranha de Olhão é a nova atração das ruas e praças olhanenses, um super-herói em busca de pessoas para cumprimentar, uma fotografia para tirar e, por vezes, uma criança para alegrar.

«Sou olhanense e, olhando à minha volta, pensei que a minha cidade precisava de um super-herói para ajudar as pessoas neste tempo de pandemia de Covid-19. Por isso decidi pôr a máscara», começa por dizer o Homem Aranha de Olhão, em entrevista ao Sul Informação.

 

Crianças a tirarem fotografias com o super-herói – Foto: Rúben Bento | Sul Informação

 

Decidiu vestir o fato, colocar a máscara e sair à rua para alegrar desde miúdos a graúdos.

«Minutos antes de sair de casa, vou à minha página de Facebook, “Spider-Man of Olhão”, e aviso em que sítio vou estar e a que horas», explica.

Quanto aparece pelas ruas de Olhão, são muitas as crianças e jovens que pedem para tirar uma fotografia para mais tarde recordar o avistamento do super-herói.

A Maria tem cinco anos e, quando se deparou com o Homem-Aranha de Olhão a fazer-lhe adeus, de longe, pediu logo ao pai para tirar uma fotografia com ele.

Mas não são apenas crianças e jovens portugueses que se interessam por uma fotografia com o Spider-Man olhanense. Também são muitos os estrangeiros que pegam nas máquinas e fotografam o super-herói.

 

Foto: Rúben Bento | Sul Informação

 

Juan Carlos, jovem espanhol de férias em Olhão, assim que viu o Homem-Aranha, disse aos amigos que tinham de tirar uma fotografia.

«Pedimos para tirar uma fotografia com ele para mais tarde recordar que vimos o Spider-Man em Olhão», exclama o jovem, salientando que «fiquei bastante contente por ver um dos meus super-heróis favoritos durante as férias».

Para além dos miúdos, são também vários os adultos que tiram o telemóvel do bolso e pedem para tirar uma selfie com o Peter Parker olhanense. É o caso de Sílvio Santos, proprietário de um sports bar no centro da cidade de Olhão.

«Nos dias em que cá estou, vejo-o sempre. Hoje até lhe pedi para que ele pousasse para uma fotografia junto aqui ao meu estabelecimento a fim de o promover. Está a ser a atração do momento na cidade».

 

Foto: Rúben Bento | Sul Informação

 

As fotografias tiradas com o super-herói olhanense são gratuitas, mas podem ser feitos donativos para o ajudar: «não obrigo ninguém a pagar. Posso tirar fotos com quem quiser e essas pessoas dão o que puderem», esclarece o Homem-Aranha de Olhão.

O dinheiro das doações e das fotografias tiradas, um conselho dado por um seguidor da página do Facebook, vai ser usado «para comprar um fato novo», pois «este já está muito visto, e pensei em comprar um novo».

O momento mais marcante até agora, desde que vestiu o fato, foi «quando passei por um parque infantil na baixa de Olhão e as crianças correram para me ver, abraçar e tirar fotografias. Esse momento foi mágico e gratificante», salienta o super-herói.

Ao fim do dia, quando chega a casa e despe o fato, o sentimento de felicidade preenche-o. «Chego e pergunto-me: o meu trabalho deu para alegrar o pessoal todo durante o dia? Se sim, é isso que me interessa», conclui o Homem-Aranha de Olhão.

 

Foto: Rúben Bento | Sul Informação

 

Quanto a ser este, e não outro super-herói, a razão é simples: «o Spider-Man é um super-herói mais humano, mais terra-a-terra, e uma personagem em que me revejo».

«No início, ele era pobre, tinha problemas com a família, de dinheiro, amorosos. É uma personagem bastante parecida comigo».

Quando à identidade e história do homem por detrás da máscara, o Spider-Man de Olhão esclarece que «é secreta» e não revela a ninguém, nem mesmo ao Sul Informação

 

Fotos: Rúben Bento | Sul Informação

 

 



Comentários

pub