«Instinto» salvou gamos num Parque de Lazer devastado pelas chamas

Animais são «um dos ex-líbris» do Parque

Foto: Rúben Bento | Sul Informação

Num incêndio que devastou muito por onde passou, há pelo menos uma boa notícia: os 14 gamos do Parque de Lazer da Conceição de Tavira sobreviveram às chamas que atingiram a Mata Nacional. O espaço, destruído pelo fogo, vai ser recuperado pela autarquia tavirense de modo a receber visitantes «brevemente».

Quando chegou ao Parque de Lazer, às 5h00 da manhã desta terça-feira, dia 17 de Agosto, José Manuel Guerreiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Tavira, não conseguiu «conter a felicidade em ver que os gamos se conseguiram salvar», conta ao Sul Informação.

O autarca apressou-se a «tirar fotografias» aos animais e a enviar «para alguns amigos e para a veterinária municipal de Tavira», a fim de dar a boa notícia: «conseguimos salvar os gamos do incêndio».

Estes gamos, uma espécie de veados selvagens, de seu nome científico Dama dama, são «um dos ex-líbris» do Parque de Lazer, levando muitas crianças e jovens a visitá-lo, pois «estes animais vêm comer à mão dos visitantes». Só que agora estão «bastante assustados devido ao incêndio».

 

Foto: Rúben Bento | Sul Informação

 

A autarquia ainda ponderou libertar estes animais, pois «havia a hipótese de cortarmos a rede para que eles pudessem sair», mas, como o espaço estava cercado pelas chamas, «decidimos deixá-los cá dentro».

«Pensámos que o instinto ia funcionar e funcionou», explica o autarca tavirense.

Os hábitos que os gamos têm quando confrontados com o calor, e a barragem com algumas dimensões que o Parque de Lazer possui, foram fundamentais para a sua sobrevivência, já que os animais «foram para dentro de água para se refrescarem face às chamas».

A prova está «nas pegadas que descobrimos esta manhã [dia 17] junto à barragem» depois dos trabalhadores do município de Tavira terem feito uma averiguação, para ver em que condições ficara o Parque de Lazer.

 

José Manuel Guerreiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Tavira – Foto: Rúben Bento | Sul Informação

 

O fogo depressa «devastou cerca de 80% do território» da Mata Nacional da Conceição de Tavira, «sensivelmente 470 hectares», dos quais 24 correspondem à área do Parque de Lazer.

Pouco resistiu ao incêndio, tendo sido devastado pelo fogo um quiosque, mesas de madeira para os piqueniques, bem como muitos dos pinheiros e outras espécies de árvores que compunham a flora do espaço.

Na manhã desta quarta-feira, 18 de Agosto, os trabalhadores do município de Tavira avançaram com a reposição da vedação do Parque de Lazer da Mata da Conceição, nas zonas onde ficou danificada, de forma a proteger os animais e impedir a entrada de predadores.

«Estamos a recuperar cerca de 2600 metros da rede que delimitam a área do Parque, pois os postes que a suportam estão destruídos».

Quanto às árvores ardidas, o autarca afirma que «há muitas que já não são recuperáveis», mas, em relação a muitas outras, «a própria natureza vai recuperar tudo aquilo que existia aqui».

Agora, depois da passagem do incêndio, José Manuel Guerreiro afirmou que «não vamos “chorar sobre o leite derramado”», estando já a ser pensada a recuperação do Parque de Lazer.

«Vamos pôr mãos à obra e trabalhar para que, daqui a algum tempo, este Parque possa ser visitado e que seja uma zona fresca, verde. Cremos que isso vá acontecer», concluiu o autarca.

 

Fotos: Rúben Bento | Sul Informação

 



Comentários

pub