Figuras à Rampa começa hoje com «um docinho» trazido pela Banda do Filme “Variações”

Esta noite atua também Galopim

O Figuras à Rampa, que vai juntar na rampa do Teatro das Figuras, em Faro, artistas nacionais e locais, começa esta quinta-feira, 19 de Agosto, com «um docinho e uma surpresa» trazidos pela Banda do Filme “Variações”.

Armando Teixeira, músico e produtor responsável pela banda sonora do filme, revelou ao Sul Informação que, no concerto de hoje, vamos «tentar uma coisa diferente. Essa coisa é inspirarmo-nos nas versões que o António Variações fazia das músicas ao vivo. Temos algumas gravações dos concertos dele ao vivo – ele não fez muitos – e vamos mudar arranjos, baseando-nos nas alterações que ele fazia».

A maioria dos concertos de António Variações era «nas discotecas, sem banda. No entanto, temos a gravação de um concerto que ele fez no Rock Rendez-Vous e vamos inspirar-nos na versão da “Erva Daninha” que ele tocou lá».

É este o «docinho» que o grupo irá trazer para o concerto.

Armando Teixeira promete também muita «vontade e pica» para este espetáculo em Faro. Até porque, atuações ao vivo, no último ano e meio, têm sido uma raridade.

«Todos os concertos são um acontecimento» e «a nossa vontade de tocar vai notar-se no espetáculo. Queremos mostrar isso às pessoas».

A Banda do Filme “Variações” é um projeto que nasceu a partir da película de tributo a António Variações, do realizador João Maia, e que junta Sérgio Praia, o ator que interpreta o artista no filme, aos músicos Duarte Cabaça, David Silva, Vasco Duarte e Armando Teixeira.

E, revela o músico, «tem sido muito gratificante ver a reação das pessoas. Tem sido muito boa. O Sérgio tem estado muito bem, encarnando muito bem a personagem do António Variações, que se tornou já numa segunda pele. As pessoas sentem isso. A nossa música é feita com muito respeito pela obra, mas dando também algum cunho pessoal».

 

Armando Teixeira

 

Esta será a estreia do projeto no Algarve e não há datas previstas na região para concertos futuros. Por isso, diz Armando Teixeira, «o melhor é aproveitar agora».

Hoje, na primeira noite do Figuras à Rampa, atua também Galopim, projeto de Faro e «um dos mais aplaudidos pela indústria musical que assistiu ao concerto da dupla no âmbito da primeira edição do SouthMusic», realça o Teatro das Figuras.

Na sexta-feira, dia 20, será a vez de Nanook e Tiago Bettencourt subirem ao palco, numa noite para a qual os bilhetes estão quase a esgotar.

Já no sábado, 21, atua NEEV, «que promete não deixar de fora do reportório “Dancing in the Stars”, o tema que o levou à final do Festival da Canção deste ano, tornando-se no artista mais votado pelo público», lembra o Teatro das Figuras.

Antes, haverá uma mistura de rap, hip-hop e soul interpretada pelo algarvio Infante.

Para a semana, há mais duas noites de concertos no Figuras à Rampa.

No dia 26 de Agosto, atuam os algarvios The Mirandas, seguidos de The Legendary Tigerman, ficando o encerramento a cargo de Capitão Fausto e Catalina, no dia 27, numa noite para a qual também já restam poucos bilhetes.

Os espetáculos têm início às 21h00 e os bilhetes têm o preço único de 10 euros, sendo uma percentagem da receita entregue à Associação Recreativa e Cultural de Músicos de Faro.

Todos os espetáculos serão gravados e transmitidos em diferido nas redes sociais do Teatro das Figuras, para que o maior número de pessoas possível possa ter acesso a estes concertos especiais do Figuras à Rampa.

 



Comentários

pub