Figo Lampo estende lençol de cinema em Querença

A entrada é livre para todas as sessões

Trocar o sofá, pela natureza do barrocal algarvio e pelas projeções num lençol de filmes direcionados para a ecologia. É este o convite que a associação Figo Lampo faz para uma iniciativa que pretende levar as pessoas, todas as sextas feiras de Setembro às 21h00, até Querença.

Quase quem em jeito de despedida do Verão, arranca dia 3 de Setembro a primeira de quatro sessões do Cinema Lençol, em que a Figo Lampo recuperará essa já quase extinta arte do cinema ambulante.

«O lençol será esticado em Querença, para que se veja cinema que retrata as diferentes problemáticas ligadas à ecologia e à atualidade e, ao mesmo tempo, se restabeleça a ligação com a natureza e a riqueza serrana», explica a Figo Lampo.

O arranque é feito em parceria com Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela – Cine Eco Seia 2020, com a projeção do filme “Alma de um ciclista” de Nuno Tavares.

Esta é «uma reflexão sobre a importância da amizade, da ecologia e do minimalismo para uma vivência mais plena numa sociedade que cada vez mais se deteriora e deixa cair os mais básicos valores por terra».

No dia 10 de Junho sobe ao lençol o filme “O botão de Nacar”, do Chileno Patrício Guzman, «que nos traz um cruzamento de narrativa entre a ditadura de Pinochet, os Golpes de estado com as mitologias das culturas indígenas da patagónia e da sua relação com a água no meio natural e como estas se viram extintas perante a ganância dos colonizadores e da raiva do homem branco».

Já a 17 de Setembro haverá “Gunda”. Realizado pelo consagrado Viktor Kosakovskiy e produzido por Joaquin Phoenix, este filme parece à primeira vista simples: a vida feliz (ou assim parece) de uma porca e dos seus filhotes numa quinta onde os seus maiores inimigos são uma galinha que só tem uma pata e as vacas da quinta. Mas serão mesmo?

A iniciativa terminará com um tributo a António Feliciano. Atualmente com 82 anos de idade e 58 de projecionista, António é o último projecionista ambulante do país. Desde 1963 mostrou cinema no Baixo e Alto Alentejo, Algarve, Beira Litoral e Zona Saloia. Nestas viagens por amor ao cinema chegou ao número de quatro milhões de quilómetros percorridos nas suas 11 carrinhas. Reside em Vila Nova de Milfontes, onde é proprietário do Cinema Girasol.

Serão exibidas histórias e projeção em 16mm de “O mundo em noticias”, bem como o filme de Rosa Coutinho Cabral “Cães sem coleira”.

A entrada é livre para todas as sessões.

 

Programação completa:

Sexta, dia 3 de Setembro
Parque de Jogos da Casa do Povo de Querença
Abertura: curta-metragem “Memória Fotográfica” de Eduardo Pinto – 8’.
Documentário: A Alma de um Ciclista
de Nuno Tavares. M/12 – 73’
Em parceria com o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela – Cine Eco Seia 2020

Sexta, dia 10 de Setembro
Ermida de Nossa Senhora do Pé da Cruz
Abertura: “Aventuras de bolota”, adaptação do conto original “O Jaime e as bolotas” de Tim Bowley e Inés Vilp, conto filmado de Verónica Guerreiro e Paulo Tomé – 5’.
Documentário: O BOTÃO DE NÁCAR
De Patricio Guzmán. M/12 – 82’

Sexta, dia 17 de Setembro
Escadaria da Fundação Manuel Viegas Guerreiro
Abertura: “Vestido feito de água”, adaptação do conto homónimo e original de Maria Adelaide Fonseca, conto filmado de Verónica Guerreiro e Paulo Tomé – 5’.
Documentário: Gunda
de Viktor Kossakovsky. M/6; 93’

Sexta, dia 24 de Setembro
Largo da Igreja Matriz
Tributo ao cinema ambulante com António Feliciano. Histórias e projeção em 16mm de “O mundo em noticias”.
Filme: Cães sem coleira
de Rosa Coutinho Cabral. M/12 – 60’

Comentários

pub