Faro já tem Balcão Digital ao dispor dos munícipes

Nova ferramenta já pode ser utilizada

O município de Faro tem a partir desta terça-feira, 10 de Agosto, um Balcão Digital ao dispor dos munícipes e dos demais agentes económicos que vai «permitir uma melhoria do serviço na ótica do atendimento».

Esta nova ferramenta surge «com a crescente disponibilização de serviços e formulários ao longo dos anos», tendo sido verificada «alguma dispersão da oferta de serviços, disseminação de formulários no portal do munícipe e no site da Câmara Municipal, e falta de clareza entre as distintas presenças online do município», diz a autarquia numa nota enviada às redações.

Neste âmbito, «também as contingências impostas pela pandemia geraram um alargamento do número de serviços disponibilizados pela internet».

No âmbito do projeto Simplex 2.0, da responsabilidade dos municípios do Algarve Central, com co-financiamento do CRESC Algarve 2020, foram assim identificadas «as melhores e mais recentes práticas neste domínio, das quais se destacam a maximização da disponibilidade de serviços de modo digital, o recurso ao serviço “Autenticação.Gov” (Cartão do Cidadão e Chave Móvel Digital) e melhoria do serviço na ótica do atendimento», explica.

Com o Balcão Digital, o município passa a dispor de «um novo espaço com foco nos serviços disponibilizados online, um catálogo de serviços alinhado com uma estrutura intermunicipal e a concentração de formulários e sistematização de acordo com o catálogo», salienta a Câmara de Faro.

A disponibilização dos Serviços Online, ou seja, «uma nova geração de formulários inteligentes que não só maximizam o preenchimento automático de campos como interagem diretamente com as aplicações do município», vai permitir reduzir etapas na submissão de pedidos e aumentar a eficiência dos processos, uma vez que os pedidos passam a ser instruídos de forma mais completa.

Por estarem diretamente integrados com o serviço “Autenticação.Gov”, estes serviços só estarão, numa primeira fase, acessíveis a pessoas singulares com representação própria.

No caso das pessoas coletivas e procuradores, o município «está a aguardar um desenvolvimento que permita que tal venha a ser possível, com recurso a um serviço de autenticação completamente seguro e salvaguardando a privacidade de dados», conclui a autarquia farense.

Pode aceder ao Balcão Digital aqui.



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