“Europe at Home” mostra-se até 31 de Agosto no Algarve Shopping

Esta é uma exposição coletiva de fotografia e textos literários de vários artistas europeus

A exposição “Europe at Home”, uma mostra coletiva de fotografia e textos literários de vários artistas europeus, está patente até 31 de Agosto no centro comercial AlgarveShopping.

Esta mostra tem como objetivo «unir diferentes cidades europeias e trazer a perspetiva artística sobre o momento particular da atualidade em que vivemos maioritariamente “em casa” (#EuropeAtHome)», diz uma nota de imprensa enviada pelo AlgarveShopping às redações.

Os visitantes deste centro comercial vão ter a oportunidade de ver trabalhos de 54 artistas de 27 cidades europeias, fotógrafos e escritores, bem como aceder a outros conteúdos através do smartphone pois cada peça tem associada QR Codes que permitem aceder a informações mais detalhadas sobre cada cidade, artista e obra.

Entre os autores há dois portugueses: Sandro William Junqueira e Vasco Célio.

Sandro William Junqueira é escritor, realizador e professor de expressão dramática, tendo publicado vários romances, destacando-se “No Céu Não Há Limões” (2014, finalista do Prémio APE – Associação Portuguesa de Escritores) e “Quando as Girafas Baixam o Pescoço” (2017, finalista dos Prémios SPA – Sociedade Portuguesa de Autores).

Na vertente de fotografia, expõe o fotógrafo português Vasco Célio que tem perseguido uma procura contínua de um olhar documental sobre o seu país, sobre a Europa e África. Tem várias publicações fotográficas, exposições individuais e coletivas, encomendadas por diferentes instituições, curadores, investigadores, e outros artistas.

O projeto “Europe at Home” e esta exposição surgem no âmbito da candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura 2027.

A cidade farense, através da ‘Faro2027’, convidou diversas cidades europeias, que apresentam a cultura como um dos seus principais eixos de desenvolvimento, a descodificar este momento particular da história através das fotografias de artistas e através dos textos de autores literários.

Cada cidade a participar no projeto “Europe at Home” convidou um fotógrafo e um escritor a produzir imagens e textos que retratam a vivência do isolamento social latente no quotidiano das suas comunidades, consequência da crise pandémica.

Desde 2020 que a rede “Europe at Home” tem vindo a aumentar fazendo com que, «aquele que era um projeto somente digital ganhe agora uma nova forma na primeira exposição na região e do país».

A mostra está integrada no “Cultura no Centro”, o projeto da Sonae Sierra, que tem como objetivo apoiar artistas e entidades de âmbito cultural, a nível nacional e local.

Ao longo de 2021, serão realizadas várias atividades e eventos artísticos no AlgarveShopping, de forma a tornar a cultura acessível a todos os visitantes do centro comercial.

 



Comentários

pub