Desfibrilhador instalado na rua salva a vida a jovem turista em Albufeira

Albufeira tem 23 DAE instalados na rua

Um jovem de 21 anos, que estava a passar férias em Albufeira, foi reanimado, no passado sábado, 14 de Agosto, graças a um desfibrilhador instalado na via pública e às manobras feitas por quem estava no local. Esta foi a primeira vez que civis utilizaram um destes desfibrilhadores automáticos externos (DAE), com sucesso.

A Câmara de Albufeira acredita que este «foi um passo importante para desenvolver a confiança das pessoas quanto ao uso dos DAE e, acima de tudo, por ter garantido a vida a este jovem de Odivelas».

Segundo conta a autarquia, «o jovem, natural de Famões (Odivelas), encontrava-se numa piscina particular em Santa Eulália, quando sofreu uma paragem cardiorrespiratória. Civis presentes iniciaram manobras de reanimação, recolheram e usaram o DAE da respetiva zona, e acionaram o 112».

O Município de Albufeira lembra que há 23 DAE nas ruas e mais nove móveis (em viaturas dos Bombeiros, Proteção Civil, Polícia Municipal e GNR), tendo sido o primeiro Município da região a ter DAE na rua (desde o início de 2018).

Os equipamentos estão em cabines especialmente preparadas para o efeito e sinalizadas, junto a edifícios âncora, nomeadamente, algumas estruturas municipais, e em locais com grande afluência de pessoas.

Os DAE encontram-se na Rua do Município (em frente à Câmara Municipal), Pavilhão Desportivo de Albufeira / Estádio Municipal, Piscinas Municipais/Campos de treinos do Imortal F.C./ Quinta da Palmeira, Av. Sá Carneiro (Oura), Avenida da Liberdade (Farmácia Alves Sousa), Av. 25 de Abril (Posto da GNR na Baixa da cidade), Miradouro do Pau da Bandeira, Freguesia de Ferreiras (rotunda), Freguesia da Guia (junto à capela), Freguesia de Olhos de Água (antiga Junta de Freguesia) e Freguesia de Paderne (Praça Nova).

 



Comentários

pub