Covid-19: Mortalidade em Portugal vai manter-se “provavelmente elevada”

Mortalidade por Covid-19 em Portugal «está acima do limiar preconizado» pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças

A mortalidade por Covid-19 «manter-se-á provavelmente elevada» em Portugal, embora o ritmo de crescimento esteja a abrandar, e as infeções com o coronavírus têm tendência a decrescer, revelou esta sexta-feira, 13 de Agosto, o relatório de monitorização das ‘linhas vermelhas’.

Segundo o relatório, publicado todas as sextas-feiras pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Insa), «a mortalidade por Covid-19 manter-se-á provavelmente elevada, mas o ritmo de crescimento está a abrandar».

O documento assinala que a mortalidade por Covid-19 em Portugal – 18,6 óbitos em 14 dias por um milhão de habitantes – «está acima do limiar preconizado» pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças.

O relatório de monitorização das linhas vermelhas para a Covid-19 refere que «a atividade epidémica» do coronavírus SARS-CoV-2 continua com «elevada intensidade», mas «com tendência decrescente a nível nacional», sendo «estável nas regiões Centro e Alentejo».

Apenas no Algarve foi observada uma incidência superior ao limiar de 480 casos em 14 dias por 100 mil habitantes (719).

A nível nacional, o número de novos casos de infeção por 100 mil habitantes, nos últimos 14 dias, foi de 317.

Nos idosos, grupo etário mais vulnerável, o número de novos casos de infeção por 100 mil habitantes, acumulado nos últimos 14 dias, foi de 126, com «tendência estável a decrescente a nível nacional».

A pressão sobre os cuidados de saúde «tem tendência decrescente», salienta o documento da DGS e do Insa, realçando que o número de internados em unidades hospitalares de cuidados intensivos em Portugual continental demonstra «uma tendência estável a decrescente, correspondendo a 66% do valor crítico definido de 255 camas ocupadas».

O índice de transmissibilidade (Rt) é, a nível nacional, de 0,95, «indicando uma tendência decrescente da incidência de infeções por SARS-CoV-2». No Alentejo é superior, de 1,01, mas «corresponde a uma tendência de incidência aproximadamente constante nesta região».

De acordo com o relatório, nos últimos sete dias houve uma diminuição no número de testes para deteção do SARS-CoV-2, sendo que pelo menos 94% dos casos de infeção foram isolados em menos de 24 horas após a notificação e em 78% dos casos foram «rastreados e isolados, quando necessário, todos os contactos».

A proporção de casos de infeção notificados com atraso aumentou esta semana para 4,4% (na semana passada foi de 3,6%), mas mantém-se abaixo do limiar de 10,0%, ressalva o documento.

A variante Delta do SARS-CoV-2, mais contagiosa e pela primeira vez identificada na Índia, domina em todas as regiões do país, com uma «frequência relativa» de 98,9% dos casos avaliados na semana de 26 de Julho a 1 de Agosto.



Comentários

pub