Covid-19: Cerca de 150 mil menores vacinados no último fim de semana

Lacerda Sales elogiou «grande lição de maturidade» dada pelos menores

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

Cerca de 150 mil menores foram vacinados contra a Covid-19 no último fim de semana, revelou hoje o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, que disse acompanhar o Presidente da República na continuação da utilização de máscaras.

«Cerca de 150 mil crianças foram vacinadas durante este fim de semana, esperando-se que no próximo continue a vacinação desta faixa etária e posteriormente através da casa aberta se possa continuar, para chegarmos entre as terceira e quarta semana [de Setembro] com 85% de esquema vacinal completa», destacou Lacerda Sales.

O governante, que falava aos jornalistas à margem da celebração do quarto aniversário da criação do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), elogiou as crianças que decidiram vacinar-se contra a Covid-19 e destacou os 72% da população já com as duas doses da vacina.

Segundo o governante, estas crianças deram a todos uma «grande lição de maturidade» e «muitas vezes foram as próprias a convenceram os pais a serem vacinados».

Questionado sobre a continuação do uso da máscara, o secretário de estado afirmou que «acompanha o Presidente da República» lembrando que é uma lei da Assembleia da República e caberá a esse órgão poder novamente alterá-la.

O governante aconselhou, no entanto, que, «para além da data”»que for o quadro legal relativamente ao uso da máscara, «há sempre» decisões que são pessoais, de «bom senso e de equilíbrio».

Para Lacerda Sales, cada um «equacionará» perante grandes aglomerados ou em espaços fechados «poder manter a máscara», o que considerou não irá acontecerá «em espaços abertos ou espaços livres com muito pouca gente».

«Acho que depois dessa data, isso ficará muito ao nível da decisão pessoa e livre de cada um», conclui.

Quanto ao início das aulas e às regras a seguir pelos estabelecimentos de ensino, referiu que o Governo está neste momento a revisitar o referencial de escolas do ano passado e, justificando que estava já «muito integrado na consciência de toda a comunidade escolar», disse que se pretende fazer «o mínimo de adaptações, mas será ajustável a um novo tempo».

 

 



Comentários

pub