Covid-19: Agendamento da vacina alargado a jovens dos 12 aos 17 anos

Jovens que se inscrevam nos próximos três dias serão vacinados a 28 e 29 de Agosto

Hugo Rodrigues|Foto de Arquivo

A task force alargou a faixa etária do autoagendamento para a vacinação contra a Covid-19 dos jovens que, até sábado, está disponível para os utentes entre os 12 aos 17 anos de idade.

O autoagendamento estava reservado para os jovens entre os 12 e os 15 anos, mas o gabinete da task force responsável pelo plano de vacinação anunciou hoje de manhã que reabriu também para os jovens de 16 e 17 anos.

Segundo a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, a decisão de alargar a faixa etária prendeu-se com o facto de haver menos inscritos do que os desejados.

“Neste momento, temos mais de 160 mil destes adolescentes inscritos. No total são cerca de 410 mil. Foi um autoagendamento, apesar de tudo, positivo, mas é preciso expandi-lo e depois haverá outras metodologias para continuar a captar estas pessoas”, disse Graça Freitas em entrevista à RTP.

Os jovens que se inscrevam nos próximos três dias poderão ser vacinados no fim de semana de 28 e 29 de Agosto.

Durante o fim de semana que agora vai começar – de 21 e 22 de Agosto – começam já a ser vacinados os primeiros utentes dos 12 aos 15 anos de idade que na semana passada agendaram para estes dias.

A task-force recorda que durante o fim de semana estará também a funcionar a modalidade “Casa Aberta” para essa mesma faixa etária.

A partir de 22 de Agosto, o autoagendamento ficará disponível para todos os utentes com idade igual ou superior a 16 anos, que podem fazer a marcação através do site https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento/.

De acordo com o calendário já divulgado pela task-force, as segundas doses de vacina para os menores entre 12 e 15 anos serão administradas nos fins de semana de 11/12 e 18/19 de Setembro, para que esta faixa etária possa concluir o processo de vacinação antes do início do ano letivo.

 



Comentários

pub