Ciclo “Albufeira 35mm” alia cinema e património nos domingos de Verão

Primeira sessão é já no domingo

Espaços patrimoniais de Albufeira vão acolher sessões de cinema ao ar livre nas noites de domingo, entre os dias 22 de Agosto e 19 de Setembro, sempre às 21h00.

O ciclo “Albufeira 35mm – 5 noites de cinema”, que vai chegar a todas as freguesias do concelho, resulta de uma parceria entre a Câmara de Albufeira e o Cineclube de Faro e apresentará filmes marcados pela «boa disposição, projetados sobre tela e com lugares sentados, com afastamento de 1,2 metros», segundo a autarquia.

A entrada é gratuita, ainda que sujeita a reserva, que deve ser feita através do email [email protected].
A primeira sessão tem lugar no domingo, dia 22, no Largo da Igreja de Ferreiras, onde será exibido o filme “A rapariga no comboio”, de Tate Taylor, a partir de um romance de Paula Hawkins.

«A história é já bem conhecida: depois de um divórcio atribulado, Rachel retoma o seu quotidiano, indo diariamente de comboio para o trabalho. Pela janela vê o casal que ocupa a casa que era sua enquanto casada. Mas a mulher desse casal desaparece e Rachel é dada como suspeita», segundo a Câmara de Albufeira.

A 29 de Agosto, o Moinho Cerro de Malpique será a “sala” onde será projetado o filme “Booksmart: Inteligentes e rebeldes”, a primeira longa-metragem realizada pela atriz Olivia Wilde.

Esta é «uma comédia adolescente em torno de duas amigas, Amy e Molly, tidas por “marronas” que acabam por descobrir que os “baldas” também podem ter sucesso, A partir daqui, desencadeia-se uma mudança de comportamento das duas adolescentes, que decidem compensar o tempo perdido com uma noite épica de mau comportamento, na véspera do último dia de aulas do secundário».

A 5 de Setembro, será exibido na Azenha de Paderne o filme “O Falcão Manteiga de Amendoim”, que nos fala da história de Zak, «um rapaz com síndrome de Down, que decide fugir da casa de acolhimento onde vive e aventurar-se no mundo».

«Conhece Tyler, um fora-da-lei de bom coração que o acolhe e quer ajudá-lo a concretizar o seu sonho. A sua cumplicidade vai conquistar Eleanor, que larga tudo e para os acompanhar na aventura. É assim que os três se vão deixando levar pela vida e se vêem a fazer coisas que apenas os grandes amigos são capazes de fazer», descreve a Câmara.

No dia 12 de Setembro, a sessão de cinema será na Guia, mais precisamente no Jardim dos Sentidos, onde será projetado o filme “Drunk – Mais uma rodada”, uma comédia dramática de Thomas Vinterberg.

Esta é «a história de quatro professores que resolvem testar a teoria de um filósofo sueco, segundo o qual nascemos com um défice de álcool no sangue de 0,5 por cento, o que nos faz carregar uma certa melancolia. De início, os resultados são animadores, porém, no decorrer da experiência, percebem que nem tudo é assim tão simples».

“Manchester by the Sea”, de Kenneth Lonergan encerra o ciclo, na Praia dos Olhos d’Água, no dia 19 de Setembro.

«No enredo encontramos Lee Chandler, com o fardo de uma tragédia familiar que o fez perder absolutamente tudo, e o atirou da cidade natal (a Manchester do título) para Boston, onde é zelador de imóveis. Até que a morte inesperada do irmão o leva a regressar para tomar conta do sobrinho. É a história dos Chandlers, uma família de classe trabalhadora que há gerações vive na mesma vila piscatória em Massachusetts. Uma exploração comovente e divertida, do poder do amor familiar e do sentido de comunidade», enquadrou a autarquia.

O objetivo deste ciclo de cinema ao ar livre é juntar a sétima arte ao património natural e edificado do concelho, «procurando reiterar a importância destes espaços como emblemáticos na imagem cultural de Albufeira».

 

 



Comentários

pub