CHUA assinala aniversário com inauguração de estátua dedicada aos profissionais de saúde

Secretário de Estado da Saúde Lacerda Sales vai marcar presença na inauguração

Nuno Costa|Foto de Arquivo

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) vai inaugurar, esta segunda-feira, 23 de Agosto, uma escultura de homenagem aos profissionais do CHUA, no dia em que se assinalam quatro anos desde a criação deste centro hospitalar com chancela universitária. Nesta cerimónia, vai marcar presença António Lacerda Sales, secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

A escultura, da autoria do médico Francisco José, foi criada a pedido do diretor clínico Horácio Guerreiro, «com o objetivo de homenagear todos os profissionais do CHUA pelo esforço e dedicação que colocam todos os dias no desempenho das suas funções, e agora com especial enfoque no combate à pandemia Covid-19».

«Foi um desafio que aceitei de seguida e fui estudar, ler e reler, para conseguir resumir numa peça uma história de mais de 3 000 anos de cuidados de saúde e medicina», explica o autor da obra realizada em massa moldável, madeira e esferovite.

A inauguração da peça escultórica de homenagem está agendada para as 12h45 no átrio do edifício central da Unidade Hospitalar de Faro. O programa prossegue às 13h15, em Faro, com uma homenagem póstuma à médica Ana Paula Fonseca, com a atribuição do seu nome à UDIM (Unidade de Imunideficiência), da qual foi fundadora e onde desempenhou funções de direção nos últimos anos.

Em dia de aniversário, o CHUA presta ainda homenagem aos profissionais que se aposentaram no último ano em todas as unidades que integram a instituição.

A cerimónia tem início às 9h30 no auditório da Unidade Hospitalar de Portimão, com o reconhecimento e louvor a todos os profissionais aposentados. Na Unidade Hospitalar de Faro esta cerimónia realiza-se no auditório às 14h30.

O programa contempla ainda, às 15h30 na Capela da Unidade Hospitalar de Faro, uma celebração eucarística de ação de graças pelo aniversário do CHUA e em memória de todos os colaboradores falecidos.

As cerimónias contam com a presença dos elementos do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), bem como dos representantes de diversas entidades convidadas.

 



Comentários

pub