Autarcas dos concelhos afetados pelo incêndio de Castro Marim reuniram-se com o Governo

VRSA criou equipa de trabalho «para avaliar os prejuízos e definir as medidas de apoio à população afetada»

Foto: Rúben Bento | Sul Informação

Os presidentes dos três concelhos afetados pelo incêndio que deflagrou na madrugada de segunda-feira em Castro Marim e alastrou a VRSA e a Tavira estiveram esta quinta-feira reunidos com João Catarino, secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território.

Luís Romão, Francisco Amaral e Ana Paula Martins, presidentes das Câmaras de Vila Real de Santo António, Castro Marim e Tavira, fizeram um balanço das consequências do incêndio, que consumiu cerca de 6700 hectares nos três concelhos.

Os três autracas «articularam a recuperação de caminhos agrícolas, através de uma candidatura conjunta dos concelhos lesados ao PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), um plano de investimentos criado no âmbito da pandemia e cujo objetivo de recuperação “transformativa, duradoura, justa, sustentável e inclusiva” se enquadra no recobro dos cerca de 9 mil hectares de área ardida», segundo a Câmara de Castro Marim.

«De acordo com o ICNF, a área ardida no concelho de VRSA ascende aos 1840 hectares, o que levou o município a criar uma equipa de trabalho para avaliar os prejuízos e definir as medidas de apoio à população afetada», anunciou esta sexta-feira a Câmara vila-realense.

A primeira reunião desta comissão teve lugar na tarde desta quinta-feira, «durante a qual foram estudadas as perspetivas de recuperação e as estratégias de auxílio para pessoas e empresas que viram os seus bens destruídos ou atingidos pelo fogo».

Entretanto, lembrou a Câmara de VRSA, os agricultores já podem reportar os prejuízos que tiveram no incêndio.

No encontro de ontem, que decorreu na sede da Reserva Natural do Sapal de castro Marim e VRSA, além dos autarcas e do membro do Governo, participaram elementos da Proteção Civil, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Agência Portuguesa do Ambiente e Direção Regional de Agricultura e Pescas.

 

 



Comentários

pub