Associação InLoco expõe “Oficinas no Cabo do Mundo” na Fortaleza de Sagres

Exposição fotográfica poderá ser visitada até 8 de Outubro

A exposição fotográfica “Oficinas no Cabo do Mundo” vai estar patente ao público, de 10 de Agosto a 8 de Outubro, na Fortaleza de Sagres, no concelho de Vila do Bispo, numa parceria entre a Associação In Loco e jovens da Escola Profissional Cândido Guerreiro, de Alte (Loulé). 

Esta exposição «é um convite a uma visita à Fortaleza através do olhar do outro, da forma como viu e sentiu aquele espaço, como descobriu as ténues linhas, as efémeras sombras, os detalhes, as nuances impercetíveis, os momentos fugidios, paralisando o movimento, eternizando o momento, fotografando de forma única e artística, produzindo imagens e memórias inesquecíveis», diz a In Loco numa nota de imprensa enviada às redações.

A exposição conta com fotografias de Beatriz Duarte, Beatriz Pinção, Daniel Vieira, Daniela Rosa, Fátima Rodrigues, Francisco dos Santos , Gabriel Neves, Inácia de Jesus , Inês Pereira, Isabel Santos , João Carolo, Júlia Pontes, Luís Santos , Madalena Martins , Manuel Sequeira , Maria Alierte, Maria Amélia , Maria Nogueira, Marzenna Matuszewska, Paula Gião, Paula Martins, Pedro Martins, Ricardo Lopes, Ricardo Martins, Sorin Labau, Tatiana Gonçalves, Vitória Sequeira e Yanina Prisen.

A exposição tem ainda na equipa artística: Isa Catarina Mateus na produção, conceção, conteúdos e mediação, Bruno Cortes no design e Élio Vicente no apoio à comunicação.

A exposição, que estará patente ao público na Fortaleza de Sagres até 8 de outubro, transitará para o Polo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte /(Loulé), onde ficará até ao final do ano de 2021.

No ano de 2022 circulará em regime de itinerância por diversas localidades da freguesia de Alte, do concelho de Loulé e de outros locais que venham a manifestar interesse em a receber.

“Oficinas no Cabo do Mundo” é um projeto que envolve jovens que frequentam o Curso Profissional de Técnico de Turismo da Escola Profissional Cândido Guerreiro e seniores residentes na freguesia de Alte por si convidados, «a embarcarem numa viagem de descoberta, de exploração, de troca de conhecimentos e de criação artística sobre a Fortaleza de Sagres», explica a In Loco.

«Uma viagem que promove o desenvolvimento das relações e cumplicidades intergeracionais e motiva para a conhecimento, a valorização, a preservação e a divulgação do património», salienta a associação.

O projeto, que surgiu a partir de uma ideia original de Isa Catarina Mateus, é desenvolvido no âmbito do Programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos (DiVaM), da Direção Regional de Cultura do Algarve.

Este é um projeto promovido numa parceria entre a Associação In Loco, a Junta de Freguesia de Alte, a Escola Profissional de Alte, CIPRL, o Centro de Animação e Desenvolvimento Comunitário da Freguesia de Alte e a Casa do Povo de Alte/Juventude Altense.

Conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Loulé – Museu Municipal – Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte, da Região de Turismo do Algarve e da Federação Internacional de Cineclubes.

 



Comentários

pub