APCOI lança app de realidade aumentada para incentivar alimentação saudável nas crianças

Trata-se de um jogo educativo móvel

A APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil vai lançar uma aplicação (app) de realidade aumentada para incentivar a alimentação saudável junto das crianças.

O jogo educativo móvel, que está a ser desenvolvido pela ONTOP em conjunto com a APCOI, sendo financiado pela Novo Nordisk, ficará disponível gratuitamente para smartphones iOS e Android até ao final do ano.

Segundo a associação, «a ideia deste novo projeto nasceu nos primeiros meses da pandemia da covid-19 em consequência do aumento de peso das crianças e jovens, principalmente durante os períodos de confinamento obrigatório».

Mário Silva, presidente da APCOI, revela que «a app desenhada à medida por especialistas combina várias técnicas de gamificação como realidade aumentada, geocaching e colecionismo para levar as famílias portuguesas a descobrir superalimentos escondidos e a acumular dicas nutricionais para ganhar prémios, criando oportunidades de aprendizagem e diversão dentro e fora de casa».

Nuno Folhadela, CEO da ONTOP, recorda as brincadeiras de criança do tempo dos pais, como «colecionar cromos, jogar ao pião ou com tazos», e descreve que a experiência desta app se trata de «adaptar essas sensações e diversão aos dias de hoje e, acima de tudo, às crianças de hoje. Estamos a desenvolver uma verdadeira caça ao tesouro por Portugal numa mistura tecnológica e criativa em realidade aumentada com a missão de promover um estilo de vida saudável e uma infância feliz».

Helena Novais, diretora de Public Affairs da Novo Nordisk Portugal, refere que «colocar o digital ao serviço da saúde é uma estratégia crítica nos dias de hoje. Acreditamos que aliar o potencial das novas tecnologias com modelos de intervenção com resultados tão positivos como o projeto “Heróis da Fruta” será um contributo muito importante na prevenção do excesso de peso e obesidade infantil em Portugal, sendo um caminho que apoiamos com muito entusiasmo».

A app é inspirada no programa escolar Heróis da Fruta que a APCOI promove nas escolas desde 2011 e cujo 10º aniversário se assinala já em Outubro.

 

 
 



Comentários

pub