Aeródromo de Portimão celebra 50 anos com novo logotipo e exposição fotográfica

Espaço foi inaugurado no dia 27 de Agosto de 1971

O Aeródromo de Portimão celebra esta sexta-feira, 27 de Agosto, 50 anos com um novo logotipo e uma exposição fotográfica. 

Inaugurado no dia 27 de Agosto de 1971, o Aeródromo Municipal de Portimão, localizado na zona de Montes de Alvor, comemora meio século de funcionamento ao serviço da região através de um programa de iniciativas que se prolongará até final do ano.

A programação arranca às 10h00 de dia 27, com o descerramento na entrada do Aeródromo de uma placa comemorativa e a degustação do tradicional bolo de aniversário, seguida da abertura da exposição itinerante de fotografias “Momentos do Aeródromo”, da autoria de José Estiveira.

Foi agendado para as 11h00 um salto tandem com a bandeira dos 50 anos do Aeródromo de Portimão, a qual será posteriormente entregue à Câmara Municipal de Portimão. Na ocasião, a autarquia distribuirá sacos com lembranças locais aos passageiros da linha aérea regional Portimão/Cascais/Bragança, que a empresa Sevenair opera a partir desta pista.

Este logotipo resulta de um estudo gráfico efetuado pelos serviços de comunicação da própria autarquia e pretende associar as comemorações do cinquentenário do equipamento com a atualidade, não tendo havido quaisquer custos diretos no processo de criação desta nova identidade e selo comemorativo.

Outra das iniciativas que integram o programa das comemorações é uma referência gráfica relativa ao cinquentenário do Aeródromo de Portimão, patente numa das montras do Balcão Único Municipal, localizado na Rua do Comércio.

Como resultado natural do crescimento sustentável que se tem verificado ultimamente, e excetuando o ano atípico de 2020, registaram-se 15.159 movimentos de aeronaves no Aeródromo ao longo de 2018 e 16.451 movimentos em 2019, entre aterragens e descolagens. No que toca ao movimento de paraquedistas, houve 78.247 saltos em 2018 e 86.685 saltos em 2019.

O potencial que caracteriza esta infraestrutura tem atraído a instalação de diversas escolas, nomeadamente a Aeroalgarve, a AeroVip, a Skydive Algarve, a Skydive Seven e a GFS – Escola de Aviação. Em complemento, o Skycafé presta apoio aos inúmeros frequentadores do Aeródromo, que aí podem tomar uma refeição ligeira, uma bebida fresca ou um café enquanto assistem às movimentações na pista e no ar.

Natural de Silves, onde nasceu há 71 anos, o titular da exposição fotográfica “Momentos do Aeródromo” considera-se um generalista, não obstante alguns assuntos lhe despertarem maior interesse, nomeadamente a fotografia aérea, ilustrando esta sua seleção de imagens as várias atividades que se realizam no Aeródromo de Portimão.

Participante habitual em ações de formação, nas últimas décadas José Estiveira tem-se dedicado ao ensino da fotografia, além de expor coletiva e individualmente em inúmeras instituições de todo o país, com destaque para o Museu da Marinha ou a Sociedade Nacional de Geografia, bem como nas instalações culturais de diversas autarquias.

A mostra poderá ser vista diariamente, das 9h00 às´19h00, entre 27 de agosto e 13 de setembro no Aeródromo, transitado de 14 a 30 de Setembro para o Mercado de Alvor, onde ficará exposta de segunda a sábado, das 8h00 às 13h00.

Por fim, estaexposição fotográfica passará entre 29 de Novembro e 7 de Janeiro de 2022 para as instalações da EMARP – Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, podendo ser apreciada nos dias úteis, das 8h00 às 17h30.

O programa iniciado no dia 27 de Agosto constitui a primeira fase das comemorações dos 50 anos do Aeródromo de Portimão, que irão decorrer até ao final do ano com outras atividades, as quais serão oportunamente divulgadas.

 



Comentários

pub