A “Arte Entrançada” de Maria João Gomes mostra-se no Museu do Traje de São Brás

Ateliê da artesã está instalado no museu

Maria João Gomes, a criadora da marca «Palmas Douradas», mostra as suas peças na exposição “Arte Entrançada”, que pode ser vista até 31 de Agosto, no Museu do Traje, em São Brás de Alportel. 

Foi por curiosidade que Maria João Gomes deu os primeiros passos na arte da criação de objetos mais ou menos utilitários com a empreita de palma, colhida por ela nos campos do Algarve, da palmeira-anã, e que se tornou uma verdadeira paixão.

Com carta de artesã e criadora da marca “Palmas Douradas”, em 2015, a artesã está atualmente instalada no Museu do Traje, local onde apresenta os seus trabalhos e realiza oficinas de artesanato, sendo uma embaixadora da palma algarvia no mundo.

Maria João Gomes tem várias parcerias com designers portugueses e estrangeiros na área da alta-costura, bem como representações dos seus artigos em espaços conceituados de Portugal e de França. Exporta ainda os seus trabalhos para vários países.

Em 2019, Maria João Gomes participou no programa da RTP1 “O artesão”, tendo, durante a sua participação, ensinado todo o processo do trabalho com empreita a vários candidatos. A sua participação e os seus ensinamentos contribuíram para o perpetuar desta arte tradicional através dos futuros artesãos escolhidos no programa.

 

Fotos: Filipe da Palma | Sul Informação

 

 



Comentários

pub