Vem aí um fim de semana de calor

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a subida das temperaturas deverá começar já hoje, dia 8

As temperaturas vão subir, a partir de hoje, quinta-feira e, no sábado, dia 10, podem chegar aos 40 graus no Alentejo. No resto do país, no fim de semana, os termómetros podem atingir os 38 graus, com exceção da faixa costeira ocidental, onde deverão variar entre os 24 e os 30 graus.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a subida das temperaturas deverá começar já hoje, dia 8.

«Prevê-se a intensificação de um anticiclone a Oeste do território do continente, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, e a formação de um vale desde o norte de África até ao interior da Península Ibérica», explica o IPMA.

Esta situação sinóptica origina o transporte de uma massa de ar tropical seco, proveniente do interior da Península Ibérica.

«Assim, a partir de dia 8 e até dia 10, prevê-se uma subida gradual dos valores da temperatura, em especial da máxima. Os valores da temperatura máxima, que têm estado sucessivamente abaixo da média para a época do ano (exceto no Algarve), vão subir gradualmente para valores acima da média na generalidade do território», acrescenta.

De acordo com o IPMA, no dia 10, os valores da temperatura máxima deverão variar aproximadamente entre 33 e 38 graus, «com exceção da faixa costeira ocidental, onde deverão ser inferiores e variar entre 24 e 30 graus e em alguns locais do interior do Alentejo e Vale do Tejo, «onde se poderão atingir valores da ordem de 40 graus».

No Algarve, segundo o IPMA, está prevista uma máxima de 35 graus no sábado e mínima de 22.

Este episódio de calor  será temporário, uma vez que, nos dias 11 e 12, a entrada de ar marítimo «originará uma descida gradual da temperatura máxima, a estender-se do litoral para o interior».

Quanto às noites «serão frescas na maioria do território, embora em alguns locais do interior Centro e Sul, em particular nas terras altas e no Algarve, se prevejam noites tropicais».

 



Comentários

pub