Vagas do curso de Medicina aumentam com assinatura de contrato entre UAlg, AMAL e Governo

«O aumento de vagas teve início em 2020/21 passando de 48 para 64 vagas , estando previsto atingir as 96 vagas em 2025/26»

A Universidade do Algarve, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e os Municípios do Algarve assinam, esta quinta-feira, 8 de Julho, às 15h00, um contrato-programa para o aumento de vagas de Medicina no Algarve.

O momento acontecerá no Grande Auditório do Campus de Gambelas, em Faro.

Tendo em vista a concretização, reforço e alargamento do ensino de Medicina na região, a AMAL (Comunidade Intermunicipal do Algarve) vai fazer um investimento de 600 mil euros/ano em todas as todas as componentes da área da saúde na região do Algarve, designadamente equipamentos, pesquisa e desenvolvimento, respostas de serviços de saúde e formação superior e pós-graduada nesta área.

«O aumento de vagas teve início em 2020/21 passando de 48 para 64 vagas , estando previsto atingir as 96 vagas em 2025/26, contribuindo, a longo prazo para a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde prestados na região, bem como captação e fixação de profissionais de saúde no Algarve», diz a UAlg.

Simultaneamente, será lançado o Programa MD PhD, um programa conjunto entre a Universidade do Algarve e a Fundação Champalimaud que visa a formação da próxima geração de médicos-cientistas.

«O programa, pioneiro em Portugal pela sua vertente de duplo diploma (MD + PhD), é desenhado com base nas melhores práticas ao nível internacional, providenciando aos estudantes a oportunidade de obter treino médico fundamental ao mesmo tempo que desenvolvem habilidades ao nível da investigação científica que lhe permitirão desenvolver-se enquanto clínicos-cientistas, fazendo a interface entre medicina e ciência», explica a UAlg.

 

Programa

15h00 – Abertura da Sessão e Boas Vindas

Paulo Águas, reitor da Universidade do Algarve

15h15 – Colaboração ABC / UAlg / Fundação Champalimaud

Colaboração na investigação – ABC-RI

Clévio Nóbrega, docente da FMCB

Formação Pós-graduada em Fundamentos da Medicina

Isabel Palmeirim, diretora do MIM e da FMCB

MD PHD da FMCB da UAlg e FC

Bibiana Ferreira, docente da FMCB

CoLab Envelhecimento

Pedro Castelo Branco, docente da FMCB

16h00 – A importância da colaboração na ciência

Nuno Marques, presidente do Algarve Biomedical Center

Miguel Seabra, representante da Fundação Champalimaud

16h20 – O Mestrado Integrado de Medicina e a sua importância para a região

Isabel Palmeirim, Diretora do MIM e da FMCB

16h30 – Apresentação do contrato-programa para o aumento de vagas de Medicina no Algarve e as mais valias para o Algarve

António Pina, Presidente da AMAL

16h40 – Assinatura do contrato-programa entre UAlg, AD-ABC, AMAL e MCTES

16h45 – Encerramento da reunião

Manuel Heitor, ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior

 



Comentários

pub