Tavira apresenta resultados do projeto piloto “O Teu Lugar Tranquilo”

Iniciativa utiliza a técnica de mindfulness para desenvolvimento de competências socioemocionais em alunos de escola de Tavira

Os resultados do projeto piloto “O Teu Lugar Tranquilo”, que visa «o desenvolvimento de competências socioemocionais baseado em mindfulness (atenção plena)» em alunos de Tavira, vão ser apresentados na quinta-feira, dia 22 de Julho, às 15h00, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos.

Este projeto, que teve início no ano letivo de 2019-2020, é promovido em parceria pelo município de Tavira, pela Universidade do Algarve e pelo Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia.

«A inovação desta proposta está na adaptação ao contexto português de um programa testado internacionalmente, o qual permite uma resposta de qualidade de forma sustentável e replicável, avaliando a eficácia e o impacto da sua implementação junto dos alunos, professores e restante comunidade educativa», segundo a Câmara de Tavira.

Atualmente, «o mindfulness é reconhecido como uma prática promotora de diversas competências mentais e socioemocionais em crianças e jovens».

«Estudos revelam que ao experimentarem esta prática, os mais novos observam diversos benefícios, nomeadamente, melhoria da capacidade de orientar a atenção, melhoria da função cognitiva (memória de trabalho, controlo inibitório, flexibilidade cognitiva), diminuição dos comportamentos de PHDA (Perturbação de Hiperatividade / Défice de Atenção), aumento da autorregulação emocional, aumento de competências sociais e de cuidados para com os outros, diminuição da ansiedade generalizada e da relacionada com testes escolares, aumento da sensação de calma, relaxamento e autoaceitação», conclui a autarquia.

 

 



Comentários

pub