#SummerCEmp vai reunir os líderes de opinião do presente e do futuro em Alcoutim

Vila de Alcoutim vai receber a 4ª edição do #SummerCEmp de 27 a 30 de Agosto

A 4ª edição do #SummerCEmp vai chegar à vila de Alcoutim, de 27 a 30 de Agosto, num seminário «intensivo e dinâmico com formatos práticos de aprendizagem» entre atuais e futuros líderes de opinião.

Depois de Monsanto (2017), Marvão (2018) e Monsaraz (2019), Alcoutim vai receber, durante quatro dias, um grupo diverso de estudantes do ensino superior que terá a oportunidade de debater com um vasto leque de protagonistas da atualidade portuguesa e europeia, de forma aberta e concreta, o futuro do projeto europeu e, assim, aprender mais sobre a União Europeia (UE) e sobre o papel da Comissão em temas diversos.

O programa será composto por conversas «inesperadas e diretas» com políticos, jornalistas, empresários, académicos, atletas, artistas, entre outros, e atividades práticas, de modo a aproveitar os recursos do grupo e da vila.

As conversas decorrerão, maioritariamente, em português, podendo existir algumas sessões noutros idiomas, como o inglês.

«A edição deste ano contribuirá para os resultados da Conferência sobre o Futuro da Europa, parte do compromisso da presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen, de colocar os cidadãos no centro da ação da UE e de reforçar a ligação entre eles e as instituições que os servem», diz o Europe Direct Algarve.

A participação é gratuita, mas é necessário fazer uma candidatura, que já pode ser submetida neste formulário.

Nesta candidatura, é necessário incluir um vídeo ou uma carta que exprima a motivação para participar no evento. Serão apenas contabilizadas 90 candidaturas das quais, depois de validadas, serão selecionadas 30 para participar, tendo em conta o perfil, motivação e contribuição para a diversidade no grupo.

 

 

Estes 30 estudantes selecionados terão de frequentar um estabelecimento de ensino superior, no ano letivo 2020/2021, e têm de ter 30 anos completados até 31 de Dezembro.

A formação na área das relações internacionais, ciência política, assuntos europeus, comunicação e jornalismo terá prioridade, mas podem candidatar-se estudantes de qualquer curso e de qualquer grau de ensino superior.

«Será selecionado um grupo heterogéneo de jovens dinâmicos que têm em comum uma grande motivação para discutir o futuro do projeto europeu», acrescenta a organização.

A edição deste ano conta com a colaboração do município de Alcoutim e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

Esta é uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal, tendo nascido da necessidade de envolver os futuros líderes de opinião no debate sobre a União Europeia e de mobilizar a geração jovem em torno do que é e do que pode ser o projeto e o papel da Comissão Europeia.

Podem ser obtidas mais informações na página de Facebook, de Instagram, no Twitter, no site, ou então através da #SummerCEmp.

 

 



Comentários

pub