Silves inicia recolha seletiva de resíduos alimentares em restaurantes do concelho

Projeto é pioneiro no Algarve

Um projeto de recolha seletiva de resíduos alimentares (biorresíduos) junto da restauração de Silves e de Armação de Pêra foi lançado ontem, dia 7.

A iniciativa “Silves a Valorizar da Serra ao Mar”, «pioneira no Algarve», está em fase experimental e é «um importante passo no cumprimento do objetivo ambiental que passa pela correta gestão de biorresíduos, até ao final de 2023, em todo o país», segundo a Câmara, que promove o projeto.

A recolha seletiva de resíduos alimentares está a ser implementada de forma gradual no concelho de Silves, «com recurso a contentores e baldes próprios para este tipo de resíduos» e será feita, numa fase inicial, em cerca de 100 restaurantes e cafés.

«O setor da restauração será assim beneficiado com circuito dedicado e recolha porta-a-porta com baldes (23 litros) e contentores próprios (120 litros), devidamente identificados (tecnologia RFID) e concebidos para armazenar resíduos deste tipo».

Com este investimento, a Câmara Municipal de Silves visa dar «maior salubridade ao espaço urbano, evitando que os contentores de indiferenciados sejam sobrecarregados com resíduos alimentares».

A autarquia silvense espera que, com o passar do tempo, adiram à iniciativa mais estabelecimentos produtores de biorresíduos, «até que todo o concelho seja coberto pela recolha seletiva».

«O produto deste esforço de recolha seletiva reverte para a economia da região, com a produção de um composto de qualidade (fertilizante natural) e desvio de resíduos de Aterro», enquadrou a Câmara.

A operação insere-se no âmbito de uma candidatura financiada pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos).

 

 

 



Comentários

pub