Segunda dose da vacina da AstraZeneca não necessita de marcação

Em Junho, a DGS decidiu reduzir o intervalo da toma da segunda dose da vacina da AstraZeneca

Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação (Arquivo)

As pessoas que não receberam a segunda dose da vacina da AstraZeneca não necessitam de marcação para a segunda toma. Basta que se dirijam ao respetivo centro, no horário específico para esta modalidade de vacinação.

Segundo adiantou hoje a task force que coordena a vacinação, os utentes que se encontram nesta situação, e que não tenham ainda sido contactados pelos serviços de saúde, podem-se dirigir «proativamente ao mesmo centro de vacinação Covid-19 (CVC) onde tomaram a primeira dose» para receber a segunda toma.

Em Junho, a Direção-Geral da Saúde (DGS) decidiu reduzir o intervalo da toma da segunda dose da vacina da Astrazeneca de 12 para oito semanas, a fim de garantir uma «mais rápida proteção» perante a transmissão de novas “variantes de preocupação” do vírus SARS-CoV-2.

Em comunicado, a task force avança hoje, 13 de Julho, que, «por forma a acelerar a segurança de todos», vem «reforçar esta orientação» da DGS e recordou que os horários dos centros para esta vacinação específica podem ser consultados neste site.

A task force recomendou ainda que, caso o centro apresente uma afluência de pessoas elevada, a qual pode ser aferida através do sistema de semáforos virtuais, os utentes podem escolher ser vacinados durante o fim de semana, período «durante o qual, por norma, o tempo de espera tem sido inferior».

 



Comentários

pub