São Brás de Alportel com Feira da Serra em casa no 30º aniversário

Evento terá programação online entre esta quinta-feira, 29 de Julho, e domingo, 1 de Agosto

Feira da Serra 2019 (Arquivo)

A Feira da Serra de São Brás de Alportel vai assinalar o seu 30.º aniversário com uma edição online, de 29 de Julho a 1 de Agosto, em que os ingredientes essenciais como o artesanato, a gastronomia e a animação não irão faltar.

Este formato alternativo é motivado, à semelhança da edição anterior, pelas condicionantes da pandemia de Covid-19.

A serra algarvia, inspiradora e ponto de partida da Feira, é «um verdadeiro monumento da essência natural, da resiliência, da renovação e do renascimento que marcam esta época singular das nossas vidas», diz a autarquia de São Brás em nota enviada às redações.

A comissão organizadora da Feira da Serra de São Brás de Alportel criou então um programa alternativo, sobretudo dinamizado para o digital, que procura «manter vivas a chama e a essência deste evento que tanto acalenta o espírito dos são-brasenses».

O programa terá início esta quinta-feira, 29 de Julho, às 19h00, dia em que se fará o lançamento das novidades que produtores e artesãos prepararam para esta edição e que estão disponíveis através do catálogo online da Feira da Serra, que permitirá a aquisição e encomenda destes produtos.

Este será um momento assinalado simbolicamente no espaço exterior do Cineteatro São Brás, na Av, da Liberdade, com a inauguração de uma instalação artística de homenagem a este evento.

As contingências pandémicas motivaram alterações ao programa inicial desta edição, tendo o espetáculo “Dançando nos Passos de Bernardo”, previsto para sexta-feira, 30 de Julho, sido adiado, com nova data a ser anunciada em breve.

Este espetáculo, criado por artistas são-brasenses e integrado no programa cultural Bezaranha, vai contar com a participação dos 16 municípios algarvios e é financiado pelo Plano Operacional CRESC Algarve 2020.

São Brás de Alportel participa no Bezaranha com dois espetáculos criados por artistas locais tendo, por isso, sido natural a decisão de retransmissão do espetáculo “Sons de São Brás” nas redes sociais do município e da Feira da Serra, no dia 30, às 21h30.

Nos últimos 30 anos, a par da gastronomia e da animação, também o artesanato tem sido um dos pilares deste evento.

A exposição “Arte Entrançada”, com trabalhos em empreita da autoria de Maria João Gomes, vai estar patente no Museu do Traje. A sua inauguração irá ter lugar este sábado, dia 31 de Julho, às 18h00, com entradas controladas de acordo com as regras de segurança da Direção-Geral de Saúde.

Às 19h00, as atenções voltam-se para as redes sociais do município em que será transmitido, em direto, o programa comemorativo “Feira da Serra: 30 anos a inovar a tradição”.

Este será «um programa ao estilo televisivo, transmitido em direto a partir do Museu do Traje, espaço anfitrião das primeiras edições deste certame. Um momento de homenagear as raízes da Feira da Serra e de abrir portas a novos projetos que têm vindo a nascer, fruto da resiliência e empreendedorismo dos artesãos e produtores locais», acrescenta a autarquia.

O programa contará com alguns convidados, numa tertúlia com momentos de gastronomia, sem faltar os momentos musicais.

O último dia desta edição da Feira da Serra de São Brás de Alportel, domingo, 1 de Agosto, ficará marcado com a transmissão do desfile de moda “São Brás Fashion”, que este ano trocou a passerelle da Feira e por 50 lojas do concelho para «dar a conhecer o que de melhor existe no comércio local», conclui a autarquia.

 

 



Comentários

pub