Quarteira lança campanha de sensibilização para a limpeza urbana

«São pequenos gestos individuais, mais conscientes e responsáveis que terão a capacidade de contribuir para um futuro mais sustentável», diz Telmo Pinto

A Junta de Freguesia de Quarteira lançou uma campanha de sensibilização de limpeza urbana, apelando «à importância das atitudes individuais de cada um nós».

«O ponto de partida para esta campanha, passou por identificar vários comportamentos, pequenos gestos menos conscientes que, num todo, nos prejudicam a todos», diz esta autarquia.

A ideia é alertar para a importância da adoção de comportamentos individuais mais sustentáveis, sensibilizar para que todos contribuam para uma cidade mais limpa e incentivar a população a fazer uma correta deposição dos vários tipos de resíduos (dejetos caninos, beatas, máscaras, monos, resíduos verdes, lixo proveniente de construções, entre muitos outros).

Esta campanha faz parte do novo trabalho que a Junta de Freguesia tem vindo a desenvolver, no âmbito da transferência de competências, nas áreas da salubridade, espaço publico e espaços verdes.

Para Telmo Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, «todos sabemos que a saúde pública e a proteção do ambiente, atual e das gerações futuras, depende não só das medidas implementadas pelos organismos públicos e empresas privadas, mas também, e em larga medida, das atitudes e comportamentos individuais de cada um de nós».

«São pequenos gestos individuais, mais conscientes e responsáveis que terão a capacidade de contribuir para um futuro mais sustentável», acrescenta.

De resto, para intensificar, coordenar e aumentar o nível desta limpeza dos espaços públicos, a Junta de Freguesia de Quarteira adquiriu vários tipos de equipamentos, tais como quatro varredoras manuais e três máquinas elétricas de aspiração urbana “Glutton”, que servem de apoio à varredura manual.

Também foi adquirida uma viatura elétrica, para auxílio na recolha do lixo indiferenciado das papeleiras e para apoio na limpeza do espaço circundante aos equipamentos de deposição de resíduos e um motocão, uma mota com aspirador para depósito para dejetos caninos e desinfeção do local, que irá circular diariamente pelas ruas e passeios da Freguesia.

 



Comentários

pub