Presidente da Câmara de Monchique exige correção de «erro clamoroso» que pôs concelho em risco elevado

Monchique vai «distribuir 1000 testes rápidos de despiste à Covid-19, durante o dia de hoje, de forma a minimizar o impacto destas imposições absurdas e manter toda a restauração local em pleno funcionamento e em segurança»

O presidente da Câmara de Monchique não concorda que o seu concelho tenha sido agora forçado a recuar no desconfinamento, de acordo com anúncio da ministra de Estado e da Presidência, depois da reunião do Conselho de Ministros que se realizou esta quinta-feira. Rui André fala mesmo em «erro clamoroso».

«O concelho de Monchique estava na condição de alerta na última avaliação, nunca atingindo uma incidência de 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, critério necessário para que os concelhos de baixa densidade, como Monchique, passem à condição de concelho de risco elevado». Como se pode ver no mapa publicado pelo Sul Informação, no dia 14 (último dia sobre o qual obtivemos dados) a incidência de Covid-19 por 100 mil habitantes era de 217.

Rui André explica que, até quinta-feira, dia 15, havia «apenas sete casos ativos na população, nunca esse número tendo sido superior a 11, o que aconteceu apenas durante três dias, nas últimas duas semanas, o que, ainda assim, corresponde a uma incidência de 217/100 mil habitantes».

Por isso, o autarca exige que «a Direção-Geral da Saúde corrija esta situação durante o dia de hoje, a tempo de não prejudicar a atividade económica do concelho, com graves prejuízos na restauração e hotelaria local, bem como toda a normalidade do dia a dia da população deste concelho serrano com cerca de 400 quilómetros quadrados».

Afirmando estar a aguardar uma resposta rápida por parte do Governo e da Direção-Geral da Saúde, Rui André anunciou igualmente que, integrado no conjunto de medidas de apoio ao comércio e restauração local que tem vindo a implementar, o Município de Monchique vai «distribuir 1000 testes rápidos de despiste à Covid-19, durante o dia de hoje, de forma a minimizar o impacto destas imposições absurdas e manter toda a restauração local em pleno funcionamento e em segurança».

«Estes testes podem ser solicitados por empresários da restauração e hotelaria do concelho para aplicação junto dos seus clientes, permitindo assim o seu acesso ao espaço interior destes estabelecimentos», acrescentou.

Os empresários devem solicitar os testes à Câmara Municipal, indicando a capacidade máxima dos seus espaços, para entrega e exemplificação de como proceder à realização dos testes.

Entretanto, em resultado do recuo de Monchique determinado pelo Governo, e que obriga a aplicar o recolher obrigatório a partir das 23h00, o espetáculo «Mulheres da Serra», integrado no Lavrar o Mar, a ter lugar hoje e amanhã em Marmelete, foi adiantado para as 18h00 (deveria começar às 19h30), de modo a acabar a tempo.

 

 



Comentários

pub