Olhão: MOJU torna “Cool” o Bairro Fundo Fomento à Habitação

Associação juvenil de Olhão viu aprovada uma candidatura ao Programa Bairros Saudáveis

Melhorar a qualidade de vida dos habitantes do Bairro Fundo Fomento à Habitação, em Olhão, é o objetivo do projeto “Bairro Cool”, que a MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão viu ser aprovado no âmbito do Programa Bairros Saudáveis.

Esta iniciativa, que conta com a parceria da Câmara de Olhão, da UCC Olhar+ e a Assembleia de Jovens Local, atende às temáticas centrais e às vulnerabilidades levantadas pelo Diagnóstico Social de Olhão e ao levantamento de necessidades realizado junto da comunidade e propõe-se a trabalhar em quatro áreas: a proteção para a saúde, os estilos de vida saudáveis, a capacitação dos/as participantes e a promoção da cidadania.

«Entre as atividades a desenvolver prevê-se a criação de um gabinete de bairro a dinamizar em parceria com o município de Olhão, a dinamização de movimentos que despoletem expetativas positivas acerca do bairro, o desenvolvimento de iniciativas desportivas que fomentem hábitos de vida saudáveis e sentimentos de sucesso, a capacitação para a autonomia através de ações com base na educação não-formal e na educação de pares, e um aumento em literacia para a saúde em parceria com a UCC Olhar+», segundo a MOJU.

O Projeto “Bairro Cool” é um dos 17 aprovados para o Algarve, num total de 246 propostas aprovadas a nível nacional, no âmbito do Programa Bairros Saudáveis, «um programa público, de natureza participativa, para melhoria das condições de saúde, bem-estar e qualidade de vida em territórios vulneráveis».

«É um programa de pequenas intervenções, através do apoio a projetos apresentados por associações, coletividades, organizações não-governamentais, movimentos cívicos e organizações de moradores, em articulação com as autarquias e as autoridades de saúde. Visa sobretudo dar algum poder, no sentido de “poder fazer”, a comunidades, residentes e pessoas ou organizações intervenientes em territórios vulneráveis», explica a associação.

 

 



Comentários

pub