Marcelo diz que Governo está a desenvolver caminho «alternativo» ao confinamento

«Eu penso que estas soluções encontradas pelo Governo procuram exatamente um caminho diferente, um caminho alternativo», disse o Presidente da República

Foto: Arlindo Homem | Sul Informação – Arquivo

O Presidente da República considerou esta quinta-feira, 1 de Julho, que o Governo está a desenvolver um caminho «diferente» e «alternativo» no combate à pandemia da covid-19, afastando um possível confinamento em todo o território.

«Eu penso que estas soluções encontradas pelo Governo procuram exatamente um caminho diferente, um caminho alternativo, não é estar a adotar um caminho que se adotou numa situação muitíssimo mais grave, com seis mil, sete mil, chegou a 16 mil casos por dia, com dois mil, três mil, quatro mil internados, chegou a seis mil internados, 900 nos cuidados intensivos, 300 mortos. Não é disso que se trata», disse.

«Para situações diferentes têm de se encontrar soluções diferentes e a solução diferente que é encontrada agora, não é uma solução nem de estado de emergência de confinamento total em todo o território, mas intervenções que são seletivas em função da situação dos municípios», acrescentou.

O Presidente da República, que falava aos jornalistas em Castelo de Vide (Portalegre), no final da cerimónia de inauguração da Casa da Cidadania Salgueiro Maia, projeto que envolve um investimento global de três milhões de euros, reagia ao anúncio do Governo sobre o número de concelhos que se encontram no nível de risco elevado ou muito elevado.

Dos 278 concelhos de Portugal continental, há 45 no nível de risco elevado ou muito elevado de incidência de covid-19, aplicando-se medidas mais restritivas, inclusive a limitação da circulação na via pública a partir das 23h00, anunciou o Governo.

Em conferência de imprensa, após a reunião do Conselho de Ministros, em Lisboa, a ministra de Estado e da Presidência Mariana Vieira da Silva explicou que a medida visa reduzir ajuntamentos, pelo que «não tem nenhuma exceção» relacionada com a apresentação de teste negativo de covid-19 ou certificado digital de vacinação.

 



Comentários

pub