Manuel Alegre vence Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa

Prémio será entregue em Setembro

Manuel Alegre foi distinguido com o Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa pelo seu livro “Quando”, anunciou hoje, dia 28 de Julho, a Câmara de Faro.

A cerimónia de entrega do Prémio terá lugar no próximo dia 4 de Setembro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa.

O júri deste concurso decidiu, «por unanimidade», atribuir o prémio a esta obra do poeta português, tendo em conta que «se trata de um livro em que o poeta investe a sua longa experiência de escrita e, ao mesmo tempo, dá uma presença muito forte da subjectividade perdida no tempo atual, com as marcas da realidade que estamos a viver».

Manuel Alegre consegue transcender «a circunstância através de uma escrita que rompe com os hábitos do poeta, sendo de sublinhar esta renovação de uma das vozes mais fortes da nossa poesia».

Este prémio, do qual já se realizaram sete edições – 1999, 2001, 2007, 2009, 2015, 2017 e 2019 -, «procura promover o aparecimento de novos poetas, mas também reconhecer o labor dos já consagrados».

«Após interrupção em 2009, foi recuperado em 2015, apresentando hoje um prémio monetário de 5000 euros. Em todas as edições, o prémio já teve mais de 50 obras a concurso, tendo sido atribuído a poetas de reconhecida excelência literária como Fernando Echevarria, Fernando Guimarães, Nuno Júdice, João Rui de Sousa, Luís Quintais, João Luís Barreto Guimarães e Gastão Cruz», concluiu a Câmara de Faro.

O Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa promovido pela autarquia, com o alto patrocínio da Fundação Millenium BCP e os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve, Universidade do Algarve e JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias.

O júri do Prémio é constituído por Nuno Júdice, poeta, crítico e professor, por Carina Infante do Carmo, docente na Universidade do Algarve, e por Isabel Lucas, jornalista e escritora.

 

 



Comentários

pub