Loulé Jazz traz os melhores músicos nacionais e algumas surpresas

Oito ensembles reúnem-se ao longo de quatro dias, na Cerca do Convento do Espírito Santo

Bernardo Moreira, Eduardo Cardinho, João Frade, Maria João e Carlos Bica, Pedro Moreira, Miguel Meirinhos, Trio de Jazz de Loulé e Zé Eduardo são os nomes que brilham no centro da cidade de Loulé, entre os dias 29 de Julho e 1 de Agosto, em mais uma edição do Loulé Jazz. Na sua 26ª edição, o festival celebra o jazz nacional com músicos de todo o país.

Mário Laginha, pianista, compositor e diretor artístico do Loulé Jazz, com raízes na cidade de Loulé, desenhou um cartaz totalmente português, sublinhando a qualidade artística dos músicos nacionais.

A nível internacional, dois nomes juntam-se ao cartaz: o lendário Jorge Pardo é convidado do Trio do algarvio João Frade, e Julian Arguelles tem uma participação especial no concerto do Trio de Jazz de Loulé, grupo que nasceu deste espírito de celebração da cidade que acolhe o universo do Jazz e da música improvisada desde 1995.

O Loulé Jazz é o Festival no ativo em Portugal, com maior número de edições realizadas. Não se realizou apenas no ano de 2020.

No total, são oito ensembles que se reúnem ao longo de quatro dias, na Cerca do Convento do Espírito Santo, numa iniciativa da Casa da Cultura e Município de Loulé.

Os horários dos concertos do Loulé Jazz serão anunciados a 22 de Julho, em conformidade com todas as regras de segurança definidas pela Direção Geral de Saúde.

«Este não é um ano como os outros, todos sabemos. A comunidade dos músicos viu, desde o primeiro período de confinamento, o seu trabalho reduzido a nada, ou quase nada. Existindo um número tão elevado de músicos e bandas de Jazz em Portugal, achámos que seria o momento de os honrar fazendo um Festival de Jazz de Loulé totalmente a eles dedicado. Queríamos que viessem músicos de todo o país, dos muito conhecidos, aos por descobrir», explica Mário Laginha, diretor artístico do Loulé Jazz..

«Gostávamos que o “Loulé Jazz” 2021 fosse uma grande festa do Jazz Português, que tem já – gostava de dar toda a ênfase possível a isto – uma variedade de estilos e uma qualidade que precisa, urgentemente, de ter uma maior expressão nos palcos do país», acrescenta.

«A Casa da Cultura de Loulé, com o apoio e financiamento da Câmara Municipal de Loulé, torna possível que oito grupos, todos eles portugueses, venham este ano partilhar a sua música. A escolha não foi fácil. Haveria muitos mais a convidar. Talvez por isso faça todo o sentido fazer deste ano do “Loulé Jazz” o primeiro de muitos em que se celebrará o Jazz e os músicos Portugueses», sublinha ainda Mário Laginha.

«Passados 19 meses de um contexto sanitário tão particular, não é conhecido qualquer surto originado por algum evento cultural. É de louvar o esforço de agentes culturais, técnicos, artistas e todas as equipas envolvidas, em assegurar que a Cultura continue a cumprir o seu papel na sociedade», salientam, por seu lado, os responsáveis pela Casa da Cultura de Loulé.

«É com toda a segurança que queremos proporcionar o reencontro entre público e artistas. A arte é fundamental na regeneração da economia. É também nosso papel assegurar a continuidade e qualidade das atividades culturais», diz igualmente a Casa da Cultura de Loulé.

26º Loulé Jazz
29, 30, 31 de Julho e 1 de Agosto
Cerca do Convento do Espírito Santo em Loulé

29 Julho

Trio José Eduardo
Trio João Frade com Jorge Pardo

30 Julho

Two Maybe More | Sax Ensemble de Pedro Moreira

Quarteto Maria João e Carlos Bica

31 Julho

Trio Miguel Meirinhos
Quinteto Eduardo Cardinho

1 Agosto

Sexteto Bernardo Moreira | Entre Paredes |
Trio de Jazz de loulé com Julian Argüelles

Bilhetes à venda aqui

Site Oficial | Casa da Cultura de Loulé
https://www.ccloule.com/festival-de-jazz-de-loule

Redes Sociais
Facebook
Instagram

 

 

 
 



Comentários

pub