Lagoa vai passar a receber processos urbanísticos em formato digital

Executivo camarário acredita que esta medida irá reduzir o tempo de entrada de elementos no sistema

Lagoa está a implementar a plataforma ePaper que permitirá que, a partir dos «próximos dias», passe a ser possível a entrega dos processos urbanísticos em formato digital, nos serviços da autarquia.

«Há largos meses que o município de Lagoa se prepara para colocar em pratica esta solução amiga do ambiente que irá melhorar e potenciar os serviços prestados à população, simplificando os mesmos. O executivo camarário acredita que a implementação do ePaper irá reduzir o tempo de entrada de elementos no sistema, garantindo todas as tarefas necessárias para o manuseamento, análise, apreciação e cálculos associados aos projetos com maior celeridade, segurança e rigor», diz a autarquia.

Serão introduzidos, através da plataforma, todos os pedidos enquadrados no Regime Jurídico da Urbanização e Edificação (RJUE), bem como aqueles que dizem respeito a atividades económicas, «que obedecem a determinadas especificidades técnicas».

Todos os funcionários do município já tiveram formação específica de utilização da plataforma.

«De alguns anos para cá, o município de Lagoa tem feito um investimento na modernização administrativa para permitir uma maior capacidade de resposta e para nos adaptarmos às exigências dos dias de hoje, tanto ambientais como técnicas. A implementação desta plataforma é importantíssima para o desenvolvimento do concelho», realça Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal.

O município considera necessário que «todos percebam a importância desta ferramenta para o concelho e o quanto ela poderá melhorar os serviços, através da capacidade de resposta dos nossos técnicos nos processos de urbanismo», acrescentando que esta «é uma mudança complexa, uma vez que irá romper com formas de trabalhar implementadas há anos, mas necessária».

Em nota enviada às redações, a Câmara de Lagoa «apela à compreensão e colaboração de todos para alguns constrangimentos que possam surgir nos primeiros dias de implementação da plataforma digital ePaper».

 



Comentários

pub