Fundos europeus financiam investimento de 34 milhões de euros em 63 escolas do Algarve

Investimento conta com apoio de 18,6 milhões de euros provenientes do FEDER

Os municípios algarvios estão a investir 34 milhões de euros em 63 escolas de toda a região, com financiamento do Programa Operacional Regional do Algarve (CRESC Algarve 2020), informou esta segunda-feira, 12 de Julho, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

Com um apoio de 18,6 milhões de euros, provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), foram já aprovadas candidaturas no montante elegível de 27 milhões de euros, que estão a permitir aos municípios algarvios investir na melhoria das infraestruturas escolares. A execução dos projetos decorrerá entre 2021 e 2022.

Desse montante, a região algarvia já executou, até 30 de Junho, 41,51% dos fundos europeus aprovados pelo CRESC Algarve 2020 para essa qualificação das escolas.

«A requalificação de escolas insere-se na Prioridade de Investimento 10.5 – Investimento no ensino, na formação, na formação profissional e nas competências e na aprendizagem ao longo da vida através do desenvolvimento das infraestruturas de formação e ensino do Eixo 7 – Reforçar as competências», diz a CCDR Algarve.

Na região algarvia, este investimento englobará a remoção do fibrocimento em 30 escolas e a requalificação, reconstrução e apetrechamento de estabelecimentos de Ensino Básico do 1º, 2º, 3º ciclos e secundário.

As escolas alvo de intervenção serão assim redimensionadas e modernizadas, «criando condições para a utilização informática e atividades experimentais, melhorando as respetivas condições funcionais, ambientais e de conforto térmico/acústico».

«Esta melhoria da qualidade dos equipamentos educativos e as valências colocadas à disposição da comunidade escolar, de alunos e professores pretende contribuir para o sucesso do percurso educativo, qualificando a aprendizagem com impacto relevante na redução do abandono escolar e no combate das desigualdades sociais e territoriais», conclui a CCDR Algarve.

 

Veja de seguida os vídeos sobre estes investimentos nas escolas:

Albufeira, Silves e Olhão:

Portimão, Faro e São Brás de Alportel:

Lagos, Loulé, Tavira:

 



Comentários

pub