Festa de Nossa Senhora dos Navegantes da Ilha da Culatra já é Património Cultural Imaterial

Procissão pela ria, entre a ilha e Olhão, é o ponto alto destes festejos enraizados na alma dos culatrenses

Foto: Filipe da Palma | Sul Informação – referente à festa de Agosto de 2018

A «Festa em Honra de Nossa Senhora dos Navegantes – Ilha da Culatra» já está inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, segundo anúncio da Direção-Geral do Património Cultural publicado hoje, dia 16 de Julho, no Diário da República.

Segundo o anúncio, a inscrição desta Festa da ilha da Culatra no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial destaca a «importância de que se reveste esta manifestação do património cultural imaterial enquanto reflexo da identidade da comunidade envolvente e a sua profundidade histórica e evidente relação com outras práticas inerentes à comunidade».

A Festa em Honra da Nossa Senhora dos Navegantes, ou simplesmente, a Festa da Ilha, tem lugar no primeiro fim de semana de Agosto.

O ponto alto é a procissão pela Ria Formosa, no primeiro domingo de cada mês de Agosto, que começa com a retirada da imagem da padroeira da comunidade piscatória da Culatra da capela local, para ser levada a bordo de uma embarcação de pesca, até Olhão.

No cais desta cidade, a procissão marítima recolhe a imagem de Nossa Senhora do Rosário, a padroeira de Olhão, e inicia o regresso à Culatra, onde se realiza depois uma procissão pelas ruas do núcleo piscatório, com ambas as imagens, e uma missa.

É uma tradição que se atualiza e reinventa, revelando uma forte dinâmica, que reflete o pulsar intenso da vida da comunidade em que se insere, um lugar de pescadores e mariscadores, situado numa nas ilhas-barreira da Ria Formosa.

A imagem que representa a santa padroeira, com o seu barquinho na mão, é única e inconfundível entre as restantes comunidades piscatórias em Portugal e no Brasil, onde o seu culto é celebrado.

Segundo a Matriz PCI, a «maior singularidade» desta festa «manifesta-se na realização de uma procissão fluvial que tem lugar na Ria Formosa, entre a cidade de Olhão e a Ilha da Culatra, que proporciona o encontro de duas imagens marianas que cruzam o espaço lagunar da Ria para depois efetuarem, em conjunto, uma procissão terrestre numa mobilização comunitária que é única entre as expressões culturais das populações ribeirinhas desta região».

«Embora se revele secular na história da devoção popular, a invocação mariana associada ao mar e à proteção das comunidades piscatórias, é de tradição recente na Ilha, desde logo, por ser também recente o próprio povoamento do Lugar da Culatra».

«A Festa em Honra de Nossa Senhora dos Navegantes, ou Festa da Ilha, apresenta características de um tipo de religiosidade popular que reclama para si uma forma muito própria de aproximação ao divino que a distancia da prática católica formal e tradicional. É um momento efémero, de encontro pessoal e comunitário com o Divino, “à maneira da Culatra”, por isso é igualmente um tempo alegre, de grande fervor e exaltação, de total rutura com o quotidiano laborioso tantas vezes inquieto e angustiado».

 

Fotos: Filipe da Palma | Sul Informação – referentes à festa de Agosto de 2018

 



Comentários

pub