Faro saúda reconhecimento da Festa da Nossa Senhora dos Navegantes como Património Cultural Imaterial

A inclusão da festa na lista de Património Cultural Imaterial foi proposta em 2019 pela Associação de Moradores da Ilha da Culatra, núcleo habitacional das ilhas barreira da Ria Formosa pertencente ao concelho de Faro

Foto: Filipe da Palma | Sul Informação – Arquivo

A Câmara de Faro saudou este sábado, 17 de Julho, o reconhecimento da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes da Ilha da Culatra como Património Cultural Imaterial. 

Segundo o anúncio da decisão da Direção-Geral do Património Cultural, publicado esta sexta-feira, dia 16 de Julho, em Diário da República, a inscrição da Festa mais representativa da comunidade piscatória da Ilha da Culatra no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial destaca a «importância de que se reveste esta manifestação do património cultural imaterial enquanto reflexo da identidade da comunidade envolvente», assim como a «sua profundidade histórica e evidente relação com outras práticas inerentes à comunidade».

A inclusão da festa na lista de Património Cultural Imaterial foi proposta em 2019 pela Associação de Moradores da Ilha da Culatra, núcleo habitacional das ilhas barreira da Ria Formosa pertencente ao concelho de Faro.

A festa em honra de Nossa Senhora dos Navegantes conta com uma procissão no primeiro domingo de cada mês de Agosto, que começa com a retirada da imagem da padroeira da comunidade piscatória da Culatra da capela local para ser levada a bordo de uma embarcação de pesca, pela Ria Formosa, até Olhão.

No cais, a procissão marítima recolhe a imagem de Nossa Senhora do Rosário e inicia o regresso à Culatra, onde se realiza uma procissão pelas ruas do núcleo piscatório e uma missa.

Ainda assim, de acordo com a documentação do evento, «não se pode considerar que a Festa em Honra de Nossa Senhora dos Navegantes seja apenas uma festa religiosa quando na realidade é toda uma manifestação cultural em si o que está também implícito no modo mais abrangente como a consideram – a Festa da Ilha».

 



Comentários

pub