Faro está a tirar todo o amianto que ainda resta nas escolas do concelho

Estão a ser intervencionadas escolas que passaram para a gestão camarária na sequência da descentralização de competências

Todas as escolas de Faro vão começar o próximo ano letivo livres de amianto, na sequência de uma empreitada que já está em curso em quatro estabelecimentos de ensino e que deverá estar concluída «até meados de Setembro», anunciou a Câmara.

A intervenção que está a ser feita na Escolas Básicas 2,3 D. Afonso III, Dr. José de Jesus Neves Júnior e Dr. Joaquim Magalhães, bem como na Escola Básica/ Jardim de Infância do Montenegro, vai permitir «que todas as escolas do concelho fiquem livres de amianto».

A empreitada, adjudicada pelo Município de Faro à empresa José Quintino, custará cerca de 682 mil euros e «prevê trabalhos de remoção de revestimento de cobertura constituído por placas e acessórios de fibrocimento com amianto e outros materiais que se venham a manifestar disfuncionais em consequência da obra».

«A intervenção contempla ainda a posterior colocação de novo revestimento de cobertura constituído por painéis em chapa de aço zincado e lacado em ambas as faces, separadas por poliuretano, bem como a impermeabilização de caleiras, algerozes, juntos de dilatação, funis de tubos de queda e outros caminhos de águas pluviais adjacentes aos planos de cobertura intervencionados com tela líquida reforçada com malha de fibra de vidro», descreve a Câmara de Faro.

Em 2014, o município já tinha «realizado o mesmo tipo de procedimento nos estabelecimentos de ensino que compunham então a sua rede», na qual não se incluiam as escolas do 2º e 3º ciclo, que só passaram para a Câmara na sequência da recente transferência de competências na área da educação do Governo para as autarquias.

A intervenção na EB Afonso III teve início no dia 9 de Julho e decorrerá até dia 23 de Julho, seguindo-se a EB Dr. Neves Júnior, de 26 de Julho a 3 de Agosto, a EB do Montenegro, de 9 a 18 de Agosto, e a EB Dr. Joaquim Magalhães, de 6 a 17 de Setembro.

«Nesta última, serão feitos todos os esforços para concluir a intervenção antes do início do ano letivo», garantiu a autarquia.

Esta operação acontece no âmbito de uma candidatura do município ao programa CRESC Algarve 2020 – Prioridade de Investimento 10.5 – “Remoção de fibrocimento nos edifícios escolares”.

 

 



Comentários

pub