Faro dedica site aos seus “Espaços com História”

A página apresenta 50 estabelecimentos classificados no âmbito do programa “Espaços com História” da União das Freguesias de Faro

O Café Aliança, a Casa Verde, a Adega do Amável ou a loja António Manuel. A União das Freguesias (UF) de Faro lançou a página eletrónica “Espaços com História”: «um roteiro digital, intuitivo e funcional» sobre o comércio tradicional da cidade.

«O site conta a história dos estabelecimentos comerciais mais antigos e tradicionais da cidade, revelando pormenores sobre a atividade e a originalidade que fazem destes locais uma parte relevante da identidade e da tradição farense e, ao mesmo tempo, um importante mecanismo social e económico para a sua coesão e desenvolvimento», diz a UF de Faro.

São também destacadas diversas curiosidades, como a data de abertura e pormenores ao nível da arquitetura, do mobiliário e da decoração, representativos da estética local e comercial.

A página apresenta 50 estabelecimentos classificados no âmbito do programa “Espaços com História” da União das Freguesias de Faro, sendo que qualquer estabelecimento pode apresentar candidatura e integrar as respetivas medidas de apoio.

 

 

De acordo com Bruno Lage, presidente da União das Freguesias de Faro, «o programa Espaços com História tem como finalidade desenvolver um conjunto de medidas de salvaguarda e de valorização dos estabelecimentos comerciais mais antigos da cidade, sabendo que neles reside uma parte relevante da identidade, do caráter e da tradição farense».

«Além da componente cultural, é ao mesmo tempo uma ferramenta para estimular a economia local e a visita a estes espaços comerciais», acrescenta.

De acordo com o regulamento do programa, a classificação de “Espaço com História” inclui espaços comerciais e culturais que apresentem 25 ou mais anos de atividade e elementos patrimoniais, materiais ou imateriais, com significado para a história comercial ou cultural de Faro.

Atualmente e num contexto de globalização, a salvaguarda e a valorização do comércio tradicional é um fator essencial para a economia local e um fator de diferenciação para o turismo e para quem explora a cidade na procura do autêntico, das principais características do local e da identidade do lugar.

 

 

 



Comentários

pub