Esparto é tema da última Conversa Qriativa deste Verão

Conversa está marcada para dia 28 e decorre online

O esparto vai ser tema de mais uma “Conversa Qriativa”, que vai ter lugar no dia 28, às 18h00, em formato online, e juntará artesãos do Algarve e Andaluzia.

Nesta que será a última conversa Qriativa que a cooperativa QRER promoverá este Verão, será abordada a história da utilização do esparto e cultura artesanal, a ecologia dos materiais e as técnicas de entrelaçados e finalidades.

«Cumulativamente, será efetuado um enquadramento histórico do esparto na aldeia das Sarnadas (Loulé), bem como com um resumo do passeio “Na Rota do Esparto”, efetuado no passado 18 de Julho», segundo a QRER, que dinamiza a Incubadora Criativa do Algarve (QRIAR).

Na aldeia das Sarnadas, que foi outrora um centro de produção de produtos em esparto, perdeu-se a tradição devido ao surgimento de outras atividades no Algarve, mais rentáveis para os artesão.

Atualmente, vivem ali «quatro mestras, que retomam a atividade e estão determinadas em não deixar perder este costume».

«O intuito deste ciclo de eventos dedicado ao esparto é fomentar nos novos artesãos o entusiasmo pela utilização deste material, instigando o desenvolvimento da produção artesanal aliada à inovação proveniente de novas gerações, bem como introdução ao curso mestre-aprendiz que se irá iniciar a 28 de Setembro», revelou a cooperativa.

O evento é gratuito, mas os interessados deverão realizar a sua inscrição através deste link  até às 17h00 de dia 28 de Julho de 2021. Posteriormente será enviado aos participantes um link de acesso à conversa.

Este evento é promovido pela Cooperativa QRER no âmbito do projecto Magallanes_ICC, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), do programa Interrreg V A España – Portugal ( POCTEP) 2014 – 2020.

O projeto conta também com o apoio das Câmaras de Loulé e de Alcoutim, União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim e da Escola Profissional Cândido Guerreiro.

 



Comentários

pub