Espaço Saúde 360º Algarve alerta idosos para cuidados a ter com o calor

Sessão é aberta ao público em geral mediante inscrição obrigatória

O Espaço Saúde 360º Algarve promove, esta terça-feira, 13 de Julho, das 15h00 às 16h30, a sessão informativa “Saúde em Dia: Verão em Segurança – Calor e Terceira Idade”, no auditório do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), em Faro.

A sessão tem como objetivo alertar a população idosa, principalmente os doentes crónicos, para os cuidados a ter, durante o Verão, devido ao excesso de calor.

«Através de conselhos práticos, que contribuem para o bem-estar e melhor qualidade de vida da população idosa, queremos que esta sessão sensibilize os mais velhos para os cuidados básicos a ter com o excesso de calor, de modo a terem um Verão em segurança», afirma Ricardo Valente Santos, psicólogo e gestor do projeto Espaço Saúde 360º Algarve.

Esta iniciativa é aberta ao público em geral, mediante inscrição obrigatória aqui, sendo realizada em parceria com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve e com o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Central do Algarve.

«A desidratação é uma das situações mais comuns nos idosos durante o Verão, levando a que seja necessário reforçar a importância do tema junto deste segmento da população, de modo a impulsionar a cuidados redobrados no que toca à saúde. Além disso, as temperaturas elevadas e o tempo seco podem contribuir para o agravamento de determinadas doenças crónicas tais como diabetes, doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), insuficiência cardíaca ou hipertensão», refere a médica Ana Karina Abreu.

Alguns dos conselhos que irão ser abordados na sessão informativa passam pelo «combate à desidratação, evitar bebidas açucaradas e alcoólicas, fazer refeições leves, optar, sempre que possível, por alimentos ricos em água, como fruta e legumes, e evitar a exposição solar nas horas de maior calor», diz o Espaço Saúde.

A sessão contará com a participação de Ana Karina Abreu, médica de saúde geral e familiar, do ACES Central do Algarve, e com Conceição Jardim, nutricionista da União de Freguesias de Faro (Sé e São Pedro) e docente na Universidade do Algarve (UAlg).

“Saúde em Dia: Verão em Segurança – Calor e Terceira” está enquadrada num conjunto de sessões informativas que pretendem esclarecer a população algarvia sobre temas relacionados com a saúde, através de uma comunicação simples e objetiva, para tentar desmistificar alguns conceitos errados.

Para isso, as sessões «contam com o importante apoio de profissionais de saúde e de Associações de doentes associadas à Plataforma Saúde em Diálogo, que se juntam nesta missão de promover a literacia em saúde no seio da comunidade idosa do Algarve», conclui o Espaço Saúde 360º Algarve.

 



Comentários

pub