De Triana a Tavira: cerâmicas sevilhanas dos séculos XIV a XVII mostram-se no Núcleo Islâmico

Cerâmicas de origem sevilhana encontradas durante escavações arqueológicas em Tavira

A exposição “De Triana a Tavira. Cerâmicas sevilhanas dos séculos XIV a XVII”, que visa dar a conhecer as relações comerciais entre estas duas cidades, abre a 9 de Julho, no Núcleo Islâmico do Museu Municipal de Tavira.

«Desde os seus momentos fundacionais, Tavira atraiu o interesse dos mais variados povos. Este facto deveu-se, em parte, à localização estratégica do seu porto, uma vez que possibilitou a chegada, ao longo dos séculos, de comerciantes, capitais, técnicas e tradições oriundos de diversos pontos da Europa e do Mediterrâneo», salienta a Câmara de Tavira.

«O reconhecimento da sua importância económica, política e social ocorreu, em 1520, aquando da sua elevação a cidade, pelas mãos de D. Manuel I», acrescenta.

A estreita relação comercial entre Tavira e Sevilha possibilitou a chegada ao porto português «de um conjunto significativo de cerâmicas, o qual permitiu descobrir os gostos e a capacidade económica dos detentores das peças».

Nos últimos anos, muitas são as cerâmicas sevilhanas, retiradas do subsolo tavirense, em resultado de várias intervenções arqueológicas.

A presente exposição está patente até dia 30 de Março, de terça-feira a sábado, entre as 09h30 e as 16h30.

Nota: A abertura e duração da exposição poderão sofrer alterações em virtude da aplicação de eventuais medidas restritivas no âmbito do combate à pandemia COVID-19.

 
 



Comentários

pub