“De Polo a Polo” expõe em Portimão viagens fotográficas da National Geographic

Exposição integra o programa “Arte na Rua” da Fundação “la Caixa”

Uma das fotografias da exposição “De Polo a Polo”

Portimão recebe a exposição “De Polo a Polo”, uma viagem aos grandes paraísos naturais que reúne cerca de 30 prestigiados fotógrafos de natureza, de 30 de Julho a 8 de Setembro, na zona ribeirinha da cidade.

A mostra apresenta 52 imagens «de grande beleza sobre diversos espaços naturais da Terra, do Ártico à Antártida, com um denominador comum: sensibilizar para a importância de conservar estas áreas únicas do Planeta», diz a Fundação “la Caixa” em nota enviada às redações.

Em exibição pela primeira vez em Portugal, esta exposição convida os visitantes a fazer uma viagem por «alguns dos mais espetaculares espaços naturais da Terra, muitos deles conhecidos como hotspots, ecorregiões terrestres reconhecidas pela sua elevada biodiversidade e que estão gravemente ameaçadas pela atividade humana».

As fotografias provêm do arquivo da National Geographic Society e são obra de prestigiados e reconhecidos fotógrafos de natureza como Frans Lanting, Steve Winter, Paul Nicklen e Tim Laman, entre outros, alguns deles vencedores de prémios como o Wildlife Photographer of the Year e o World Press Photo.

A mostra foi inaugurada na manhã desta quinta-feira, 29 de Julho, tendo contado com Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão, José Pena Amaral, consultor da Comissão Executiva e membro da Comissão de Responsabilidade Social do BPI, e Javier Gómez Vargas, comissário da exposição.

Integra o programa “Arte na Rua”, lançado em 2006, através do qual a Fundação ”la Caixa” pretende «levar a ciência, a natureza e a cultura às pessoas fora do contexto habitual dos museus e salas de exposição».

A divulgação da cultura é um instrumento fundamental para promover o crescimento das pessoas e, por esta razão, a Fundação “la Caixa” e o BPI trabalham de forma a levar o conhecimento a públicos de todas as idades e contextos educativos.

Este programa tem aproximado do grande público criações de artistas como Auguste Rodin, Henry Moore e os fotógrafos Cristina Garcia Rodero e Sebastião Salgado, entre outros.

Agora, em colaboração com a National Geographic Society, o programa integra uma nova linha centrada na ciência e na natureza.

«As imagens permitem-nos viajar por estas zonas especiais que desempenham um papel vital na preservação da saúde do Planeta», conclui a Fundação “la Caixa”.

A exposição poderá ser visitada na Avenida Capitão Fernandes Leão Pacheco, na zona ribeirinha de Portimão, na zona do largo do Dique, com entrada gratuita.

Estão também agendadas visitas guiadas para o público, aos sábados e domingos, a partir das 18h00, e sem necessidade de marcação prévia.

A exposição da Fundação ”la Caixa” conta com a colaboração do BPI (Banco Português de Investimento) e da Câmara Municipal de Portimão.

 



Comentários

pub