Covid-19: Bares com regras de restaurantes com pouco impacto nos negócios

Bares podem abrir a partir de domingo, 1 de Agosto

A possibilidade de os bares funcionarem, a partir de domingo, 1 de Agosto, sujeitos às mesmas regras dos restaurantes no âmbito da pandemia de Covid-19, vai ter pouco impacto nos negócios, considerou hoje, 30 de Julho, o presidente da Associação de Discotecas do Sul e Algarve (ADSA).

Liberto Mealha disse à agência Lusa que a possibilidade de os horários serem alargados até às 02h00 «é positivo», mas sublinhou que as restantes regras agora anunciadas para permitir a sua abertura, como limites de lotação e de ocupação dos espaços, não vêm alterar o que já era praticado até aqui.

O presidente da ADSA recordou que muitos bares já se tinham socorrido da possibilidade de servir comida para poderem trabalhar e a única coisa que agora se altera – com as novas regras de desconfinamento anunciadas na quinta-feira pelo Governo -, é que essa necessidade deixa de existir.

«Os bares passaram a funcionar com snack-bar, só tinham de ter comida. Agora, a situação fica na mesma, a única coisa é que já não somos obrigados a dar comida», afirmou o empresário, que detém vários espaços de diversão noturna, na sua maioria, situados em Albufeira.

A mesma fonte frisou que as regras vão também manter-se idênticas quanto à necessidade de os clientes dos bares se manterem sentados e de terem de ser respeitados limites no número de pessoas por mesa.

«De resto, continua a limitação nas mesas, com lugares sentados, e é tudo a mesma coisa. Agora, já não temos é a obrigatoriedade de, especialmente a partir das 21h00, sempre que se servia uma bebida alcoólica, ter de ser acompanhada de comida», sustentou.

Questionado sobre o eventual impacto das medidas para os negócios do setor, Liberto Mealha respondeu: «não é nenhuma».

Os bares podem abrir a partir de domingo, 1 de Agosto, mas sujeitos às regras aplicadas aos restaurantes no âmbito da pandemia da Covid-19, esclareceu o Governo, que decidiu deixar de fora as discotecas, cuja abertura só foi autorizada para Outubro.

O presidente da ADSA considerou, na quinta-feira, após o anúncio do Governo, que a abertura em Outubro chega «tarde» para os espaços de diversão noturna da região do Algarve, que têm «mais um Verão perdido».

Liberto Mealha congratulou-se, no entanto, por bares e discotecas de outras regiões do país poderem retomar a atividade nessa ocasião, embora tarde.

«Mais vale tarde do que nunca, mas o que é facto é que, na verdade, sendo anunciado as discotecas a abrir em Outubro, para nós, Algarve, não surte efeito nenhum, é mais um Verão perdido, porque, sendo nós sazonais, em Outubro a época praticamente está terminada e a decisão é muito prejudicial», afirmou.

Na ocasião, a mesma fonte considerou que permitir a abertura até às 02h00 «foi uma decisão acertada», porque já havia «muitos turistas a dizer que não valia a apena vir para Portugal ou para o Algarve com horários até as 22:30», entre eles visitantes do Reino Unido, que «optavam por Espanha» por causa do horário.

 



Comentários

pub