Covid-19: Autoagendamento da vacinação disponível a partir dos 25 anos

Esta modalidade permite que as pessoas selecionem o local e a data em que pretendem ser vacinadas

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 para pessoas com 25 ou mais anos ficou disponível esta quarta-feira, 7 de Julho, no portal da Direção-Geral da Saúde destinado a estas marcações.

A possibilidade de as pessoas a partir dos 25 anos poderem autoagendar a toma da primeira dose da vacina contra o vírus SARS-CoV-2 decorre depois de, no início desta semana, ter sido aberta a vacinação para a faixa etária entre os 18 e os 29 anos por ordem decrescente de idade.

A convocação desta faixa etária está a ser feita através do agendamento central, com os utentes a receberem uma mensagem SMS ou um telefonema dos serviços de saúde, mas o autoagendamento ficará, gradualmente, disponível até aos 18 anos.

Esta modalidade permite que as pessoas selecionem o local e a data em que pretendem ser vacinadas, recebendo depois uma mensagem SMS com a confirmação do dia, da hora e do centro de vacinação. A confirmação do agendamento implica que seja enviada resposta ao SMS.

Na sequência da fase 2 do plano de vacinação e de um maior número de vacinas recebidas por Portugal, o portal para autoagendamento entrou em funcionamento a 23 de Abril para pessoas com 65 ou mais anos e, desde então, tem ficado disponível para marcações das faixas etárias dos 50, 40 e 30 e, mais recentemente, dos 20 anos.

Portugal está a acelerar, nos últimos dias, a vacinação contra a covid-19 face à rápida disseminação da variante Delta, considerada mais transmissível e que já é a predominante no país.

Esse esforço fez já com que a vacinação atingisse um novo recorde diário na terça-feira, com mais de 154.600 vacinas administradas à população, anunciou hoje a ‘task force’ responsável pelo processo.

A equipa liderada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo adiantou ainda, numa nota de imprensa, que nos últimos dois dias «foram administradas mais de 297 mil vacinas», sublinhando que a nova marca «só foi possível com a compreensão e paciência de todos os utentes e o profissionalismo e a entrega dos profissionais de saúde».

 



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