Congresso junta rede de instituições de Ensino Superior para a Salvaguarda da Dieta Mediterrânica

Congresso vai realizar-se esta quinta e sexta-feira, dias 1 e 2 de Julho, em formato digital

O primeiro Congresso da Rede das Instituições de Ensino Superior para a Salvaguarda da Dieta Mediterrânica (RIESDM) vai realizar-se esta quinta-feira e sexta-feira, dias 1 e 2 de Julho, em formato digital.

Organizado pela Universidade do Algarve (UAlg), conjuntamente com o Centro de Competências da Dieta Mediterrânica (CCDM), o congresso enquadra-se no âmbito do projeto “Salvaguarda da Dieta Mediterrânica para a promoção de um estilo de vida saudável e modelo de sociedade sustentável”.

A iniciativa vai proporcionar um espaço para a partilha de conhecimento sobre a Dieta Mediterrânica (DM), servindo ainda para o aprofundamento da cooperação entre os parceiros que integram a Rede, sendo também uma oportunidade para dar a conhecer o trabalho desenvolvido, quer pelas instituições que a constituem, quer pelo Centro de Competências da Dieta Mediterrânica.

A sessão de abertura vai contar com Ana Paula Martins, presidente da Câmara Municipal de Tavira (Comunidade Representativa da Dieta Mediterrânica em Portugal), Rui Martinho, secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, e com Paulo Águas, reitor da Universidade do Algarve (UAlg).

Da responsabilidade das instituições, que integram a RIESDM, estão previstos os painéis temáticos “A Dieta Mediterrânica na Saúde”, “A Dieta Mediterrânica na Agricultura e Ambiente”, “A Dieta Mediterrânica na Gastronomia” e “A Dieta Mediterrânica no Património e Cultura”.

O CCDM terá a seu cargo o painel “Centro de Competências da Dieta Mediterrânica: Trabalho desenvolvido e perspetivas futuras”, estando também prevista a participação de diversas entidades com responsabilidade no âmbito da salvaguarda da DM.

O programa do evento conta ainda com a participação de Lucenzo Tambuzzo, diretor geral do Circuito Castelli e Borghi Medievali, investigador principal do projeto iHERITAGE ICT Mediterranean platform for UNESCO cultural heritage e de Blanca Raidó Quintana, do departamento científico da Fundación Dieta Mediterránea.

 



Comentários

pub