Ciclismo: “Algarvio” Aleksandr Grigorev vence Clássica de Viana do Castelo

Aleksandr Grigorev não deu qualquer possibilidade de aproximação aos perseguidores e cortou a meta ao fim de 4h29m01s de corrida

Foto: FPC | Arquivo

O russo Aleksandr Grigorev (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) ganhou este sábado, 3 de Junho, a primeira edição da Clássica de Viana do Castelo, impondo-se em solitário na prova de 170,4 quilómetros marcada por vários troços de terra, empedrado e por quatro subidas à Santa Luzia.

«A prova, iniciada em Vila Franca do Lima, começou rápida, até porque se sucederam tentativas sem que o pelotão autorizasse que qualquer delas singrasse. A movimentação decisiva deu-se na primeira das quatro subidas ao santuário vianense, com cerca de metade da corrida disputada», diz a Federação Portuguesa de Ciclismo.

Este ataque colocou na dianteira um grupo com pouco mais de 10 elementos. Nesse grupo estavam representantes da maioria das equipas continentais, desincentivando a perseguição a partir do pelotão. Cedo ficou claro que seria entre os fugitivos que tudo se decidiria.

O campeão nacional de fundo José Neves (W52-FC Porto) ousou atacar logo na segunda passagem pela Santa Luzia. Aleksandr Grigorev foi dos poucos que responderam com prontidão. «Revelando estar num excelente momento, o todo-o-terreno russo acabaria por contra-atacar, isolando-se para pedalar mais de 30 quilómetros em solitário», diz a Federação.

Aleksandr Grigorev não deu qualquer possibilidade de aproximação aos perseguidores e cortou a meta ao fim de 4h29m01s de corrida.

O campeão nacional de fundo em sub-23 Pedro Andrade (Hagens Berman Axeon) foi o mais inconformado dos rivais. Atacou na última ascensão a Santa Luzia, mas não foi a tempo de discutir a vitória: ainda levou na roda César Martingil, que saiu em defesa da posição avançada do colega de equipa Grigorev.

Andrade pagou o esforço e Martingil conseguiria o segundo posto, a 8 segundos do vencedor. O corredor da Hagens Berman Axeon fechou o pódio, a 33 segundos do primeiro.

O Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel também ganhou por equipas e Aleksandr Grigorev juntou as classificações do empedrado e da terra batida ao triunfo absoluto. João Matias (Louletano-Loulé Concelho) venceu a classificação das metas volantes e Marcelo Gabriel (Porminho-Team Sub-23) foi o melhor elemento das equipas de clube.

O pelotão nacional de equipas continentais e de clube continua na estrada neste domingo. Irá disputar o Grande Prémio Anicolor, prova de 164,4 quilómetros, com partida em Fermentelos, às 13h00, e chegada a Águeda, cerca das 17h00.

 



Comentários

pub