Centros de Recursos Educativos para a Inclusão ajudam crianças e jovens de Loulé e Quarteira

Centros dirigem-se a crianças e jovens com idades entre os 6 e os 18 anos

Os Centros de Recursos Educativos para a Inclusão de Loulé e Quarteira já começaram dar apoio a crianças e jovens com necessidades educativas e às suas famílias, não só durante o período letivo, mas também nas férias escolares.

Em Loulé, o polo localiza-se no Centro Paroquial e Social de S. Clemente, onde a Paróquia cedeu quatro salas para o funcionamento das atividades.

Em Quarteira, é também no Centro Paroquial desta cidade, na Igreja de S. Pedro do Mar, que está localizado este núcleo, «que vem colmatar uma necessidade uma vez que, tanto no setor privado como no social, não existem respostas nesta área», segundo a Câmara de Loulé.

«Destinado a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos, com deficiência intelectual ou multideficiência, pertencentes aos centros de apoio à aprendizagem dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Loulé ou aqui residentes, este é um serviço de proximidade que tem como principal objetivo promover a qualidade de vida, bem-estar, desenvolvimento pessoal, inclusão social, tirando o máximo potencial destes jovens», descreveu a autarquia.

No fundo, tratam-se de «serviços especializados existentes na comunidade, que apoiam e intensificam a capacidade da escola na promoção do sucesso educativo de todos os alunos, como facilitadores da implementação de políticas e de práticas de educação inclusiva».

«Assente num plano de intervenção individual para cada aluno, são promovidas atividades ocupacionais e socioeducativas visando a manutenção das capacidades, o desenvolvimento social e pessoal e o equilíbrio emocional dos alunos, mas também atividades terapêuticas, prestação de cuidados pessoais e apoio necessário à realização de atividades de vida diária e promoção de atividades recreativas dentro e fora do Centro com o acompanhamento técnico», acrescentou a Câmara de Loulé.

As atividades vão desde as lúdico-funcionais e psicomotoras, até às de fisioterapia, intervenção assistida por animais, psicodrama ou expressão artística.

Também os agregados familiares são abrangidos por esta iniciativa, «uma vez que aqui são realizadas ações de apoio à família/cuidadores, possibilitando a assistência no desenvolvimento de competências parentais e apoio psicológico».

Os dois centros funcionam diariamente, de segunda a sexta-feira, após as 15h00, durante o ano letivo, e das 9h00 às 17h00, nas férias.

A equipa municipal é constituída por uma coordenadora técnica, uma coordenadora de recursos, uma professora do ensino especial, uma técnica de desporto, uma psicóloga e cinco assistentes operacionais. Conta ainda com o apoio de técnicos especializados na área da fisioterapia, terapia da fala e psicologia e da intervenção assistida por animais (parceria com a Associação Kokua e Famílias UP).

Para Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, «a inclusão plena de jovens com necessidades educativas especiais ou deficiência, bem como o pleno reconhecimento e promoção dos seus direitos fundamentais, constituem uma prioridade absoluta assumida pela Câmara Municipal de Loulé».

 

 



Comentários

pub